A Gala Multiplicadores 2024 contou com centenas de participantes de todo o país e vários países. Realizada em Ribeirão, Famalicão, o evento pretendeu destacar individualidades e jovens inspiradores que, pelo seu testemunho social e comunitário, se destacam no panorama do Protagonismo Juvenil e Educação Não Formal no contexto nacional e internacional.
Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, os Prémios Multiplicadores pretendem destacar “aqueles que fazem toda a diferença” e ajudam a mudar vidas e comunidades diariamente.
A iniciativa serviu de comemoração do 22º aniversário da PASEC e foram atribuídos 12 prémios. Os destaques foram para os prémios atribuídos :a Vítor Dias, atual Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude da Região Norte pelo seu papel na promoção do Protagonismo Juvenil; Mário Passos, atual Presidente do Município de Famalicão, um dos grandes impulsionadores do nascimento da Casa das Ideias da PASEC à dez anos atrás; Alberto Gonçalves, um dos grandes impulsionadores da Federação de Associações Juvenis do Distrito de Braga; Nuno Simões, fundador da Casa da Juventude de Guimarães e um dos fundadores da PASEC; entre outros jovens que se destacam pelo seu testemunho na sociedade.
Durante a Gala, o Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, assinalou o papel diferenciador da PASEC no cenário nacional e internacional e o papel de inovação social que tem revelado nos últimos 22 anos. Por sua vez, o Vice-Presidente da FNAJ, Federação Nacional de Associações Juvenis, Fernando Vieira, reconheceu a PASEC como uma das grandes organizações juventude de Portugal e a força desta na promoção de projetos de grande escala orientados para a capacitação dos jovens e suas comunidades. Vítor Dias, Diretor do IPDJ, ressalvou o exemplo único da PASEC junto dos jovens em especial risco de exclusão. Estiveram ainda representados no evento mais de 70 parceiros da PASEC.
Sara Gomes, Presidente da PASEC, recordou os prémios que a PASEC venceu nos últimos anos e os principais desafios do futuro. Referiu: “E é neste caminho de resiliência, aprendizagem cooperativa e inovação social feito da melhor versão de cada um de nós.”
O evento abriu com o momento cénico “Faz acontecer…”, protagonizado pela Companhia de Dança Arena da PASEC. Teve ainda a atuação da Companhia da Música BPM que estreou o seu novo concerto
Comentários