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Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

 

O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos.

Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo. 

Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil.

O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo.

Com base em Druogno, Lombardia, Itália, a atividade de caráter internacional pretendeu capacitar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo. 

A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass, sistema de reconhecimento de competências do Programa Erasmus +.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu “capacitar jovens líderes capazes de liderar, local e regionalmente, ações de combate às alterações climáticas, momentos de sensibilização sobre os ODS e pequenos projetos locais de envolvimento e participação juvenil”. 

Durante os dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam trabalhar eram a tomada de decisão, comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.  

Alguns dos jovens participantes eram jovens com necessidades especiais. Os promotores da atividade foram a PASEC de Portugal e as associações Energicamente e SBI de Itália.

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