Pular para o conteúdo principal

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

 

O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos.

Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo. 

Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil.

O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo.

Com base em Druogno, Lombardia, Itália, a atividade de caráter internacional pretendeu capacitar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo. 

A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass, sistema de reconhecimento de competências do Programa Erasmus +.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu “capacitar jovens líderes capazes de liderar, local e regionalmente, ações de combate às alterações climáticas, momentos de sensibilização sobre os ODS e pequenos projetos locais de envolvimento e participação juvenil”. 

Durante os dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam trabalhar eram a tomada de decisão, comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.  

Alguns dos jovens participantes eram jovens com necessidades especiais. Os promotores da atividade foram a PASEC de Portugal e as associações Energicamente e SBI de Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO” LEVA MAIS DE 500 PESSOAS À CASA DE CAMILO

Teve lugar no dia 8 de março, pelas 21h, a segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão”. Depois de mais de duas centenas de espetadores no primeiro espetáculo e mais 90 jovens em palco, a segunda parte voltou a lotar a Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Seide. Foram mais de 80 os jovens em palco e mais de duas centenas os espetadores que não perderam o evento. Nos espetáculos de dia 1 e 8 de março foram mais de 500 os espetadores presentes. Foram dezenas os convidados presentes, entre eles o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira. Este reforçou o papel aglutinador e agregador que a PASEC tem na comunidade e que este espetáculo retratava uma história feita de cidadania, humanidade e muita boa disposição. Elogiou a qualidade do produto final apresentado e congratulou os presentes. Integrado no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, esta segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” contou...

PROJETO EUROPEU “ON THE WAY” PROMOVE O TREINO DE COMPETÊNCIAS DE MAIS 80 LÍDERES JUVENIS

O Projeto europeu “On The Way”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a SBI de Itália, pretendeu adaptar o método de Simbologia Grupal ao treino de competências de liderança a jovens líderes que coordenam ou estão integrados em grupos juvenis. Apoiado pelo Programa Erasmus +, o projeto formou mais de 80 jovens e mais de 40 técnicos de juventude em duas ações de formação internacionais e em mais de 90 sessões de trabalho entre 2022 e 2024. O On The Way pretendeu dotar jovens líderes de comunidades de risco de uma base de competências que lhes permitisse lidar com problemas complexos, ampliar as suas oportunidades de realização e melhorar a sua capacidade de tomadas de decisão nos campos social e vocacional, ao mesmo tempo que serviam de modelo inspirador nas suas comunidades. O projeto lançou um manual pedagógico que chegou a mais de um milhar de agentes educativos. Amplamente disseminado, este manual traçou um perfil de um líder juvenil de grupos juvenis ou em contexto comunitário. A...

ANIMA 2024 TEM INÍCIO COM O ESPETÁCULO “O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO…”

O ANIMA 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já teve o seu início. Só este ano chegará a mais de 3100 participantes diretos. Mantém como objetivos promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social. O tema deste ano é "O Eu, o Nós e a minha melhor versão…”. Sendo um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa, entre os dias 1 março e 20 abril terão lugar dezenas de masterclasses, espetáculos, concursos de ideias exposições e eventos culturais. Com eventos em Portugal, Espanha e Itália, o evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade. O evento de abertura foi dia 1 de março, às 21h00, com o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” em Seide, Famalicão, na Casa de Camilo Castelo Branco perante mais de 300 participantes. Tratou-se de um projeto de cocriação artística que traduziu através da dança, artes visuais, música e teatro a v...