Pular para o conteúdo principal

GEO 2023 INTERPELA JOVENS A REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

O Geo International Camp 2023 envolveu dezenas de jovens na discussão e proposta de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram semanas de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal.

 

Esta atividade, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como prioridades desenhar e pensar projetos e ações que promovam mais que a participação juvenil, o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.

 

O tema de partida foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo. Este tema permitiu o desenho de um programa de educação não formal centrado na capacitação dos jovens para Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ambiental. Na base da proposta de trabalho estiveram os princípios integradoras da Educação para a Cidadania Global e a carta dos Direitos Humanos da ONU.

 

Com base em São Pedro do Sul, distrito de Viseu, nas primeiras semanas de agosto, a atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo.

 

A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass.

 

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu formar “jovens líderes capazes de liderar, local e nacionalmente, ações que possibilitem o combate às alterações climáticas, uma mais saudável relação com a natureza e a construção de um futuro mais sustentável”.

 

Nos dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a liderança grupal, a tomada de decisão, comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.

 

Alguns dos jovens participantes eram jovens com necessidades especiais. Esta ação de mobilidade pretendeu ser promotora do protagonismo do jovem com necessidades especiais em articulação com os outros jovens em contextos de laboratório social que facilitassem a sua interação, capacitação e inclusão plena.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO” LEVA MAIS DE 500 PESSOAS À CASA DE CAMILO

Teve lugar no dia 8 de março, pelas 21h, a segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão”. Depois de mais de duas centenas de espetadores no primeiro espetáculo e mais 90 jovens em palco, a segunda parte voltou a lotar a Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Seide. Foram mais de 80 os jovens em palco e mais de duas centenas os espetadores que não perderam o evento. Nos espetáculos de dia 1 e 8 de março foram mais de 500 os espetadores presentes. Foram dezenas os convidados presentes, entre eles o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira. Este reforçou o papel aglutinador e agregador que a PASEC tem na comunidade e que este espetáculo retratava uma história feita de cidadania, humanidade e muita boa disposição. Elogiou a qualidade do produto final apresentado e congratulou os presentes. Integrado no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, esta segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” contou

PASEC organiza mais uma Feira de Jogos Intercultural...

A PASEC, em parceria com o MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), organizou mais uma Feira de Jogos Intercultural, esta na sua 4ª edição. A Feira teve lugar a 15 de Junho, em São Salvador de Briteiros, no Auditório da Casa do Povo de Briteiros e contou com mais de 100 participantes, entre crianças, adolescentes, animadores e encarregados de educação. A Feira era composta por quatro jogos gigantes e duas oficinas temáticas. Da parte dedicada aos jogos constavam: “Lusíadas de Hoje”, “Interculturalidades”, “Puzzle Europa” e o “Yupipólio”. Na parte das Oficinas, a Feira contou com uma Oficina de Artes Marciais (Shotokan) e outra de Multimédia, que, entre outras iniciativas, contou com um Campeonato da Europa de futebol em PC Portátil. A Feira serviu, igualmente, para comemorar o dia do MIDADE (Movimento Internacional de Apostolado de Adolescentes e Crianças). As actividades abriram com dois filmes, um sobre o universo PASEC e outro sobre a dimensão intercultural do MAAC

PROJETO EUROPEU “ON THE WAY” PROMOVE O TREINO DE COMPETÊNCIAS DE MAIS 80 LÍDERES JUVENIS

O Projeto europeu “On The Way”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a SBI de Itália, pretendeu adaptar o método de Simbologia Grupal ao treino de competências de liderança a jovens líderes que coordenam ou estão integrados em grupos juvenis. Apoiado pelo Programa Erasmus +, o projeto formou mais de 80 jovens e mais de 40 técnicos de juventude em duas ações de formação internacionais e em mais de 90 sessões de trabalho entre 2022 e 2024. O On The Way pretendeu dotar jovens líderes de comunidades de risco de uma base de competências que lhes permitisse lidar com problemas complexos, ampliar as suas oportunidades de realização e melhorar a sua capacidade de tomadas de decisão nos campos social e vocacional, ao mesmo tempo que serviam de modelo inspirador nas suas comunidades. O projeto lançou um manual pedagógico que chegou a mais de um milhar de agentes educativos. Amplamente disseminado, este manual traçou um perfil de um líder juvenil de grupos juvenis ou em contexto comunitário. A