Pular para o conteúdo principal

GEO EQUITY DA PASEC ENVOLVE MAIS DE 180 JOVENS EM PORTUGAL E ESPANHA

 


Foram mais de 180 os jovens que integraram a Geoaventura 2021. Tendo como tema “As perguntas mais importantes da minha vida…”, foi entre o Douro Internacional e o arquipélago dos Açores que tiveram lugar os encontros internacionais de educação não formal.

Depois dos vários encontros de caráter local que tiveram lugar em Espanha e Portugal, os Açores, nomeadamente a Ilha do Pico e São Miguel, foram o cenário do último encontro internacional. O Encontro juntou dezenas de jovens líderes que refletiram os temas das Migrações, o combate à Xenofobia e a forma de criar novas redes colaborativas internacionais que possibilitem a jovens de regiões periféricas articularem planos de ação e futuros projetos.

O Geo Equity pretendeu ser uma resposta integrada, do ponto de vista da promoção de redes colaborativas com base em dinâmicas de educação não formal, de combate à xenofobia, preconceito e falta de solidariedade para com os jovens migrantes. Ao mesmo tempo permitiu  promover projetos comuns que possibilitaram, não só, a integração de jovens migrantes, mas a capacitação e envolvimento social dos jovens que habitam nas ultraperiferias e interior.

O Geo Equity, apoiado pelo Programa Erasmus +, surge como uma resposta direcionada à problemática dos jovens refugiados e jovens que habitam nas regiões periféricas. O projeto pretendeu formar e relembrar aos jovens envolvidos a história dos seus povos e a sua descendência migrante, a importância do diálogo e educação intercultural, e o combate ao discurso de ódio, ignorância e apatia face às comunidades migrantes e de refugiados.

Foi possível formar centenas de jovens enquanto mediadores comunitários empoderando-os ao nível da Animação Comunitária através do Teatro/Jogo Dramático, Expressão Corporal e Sociodrama, ao mesmo que foi trabalhada Educação Intercultural como dimensão essencial para as novas sociedades interculturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

ANIMA 23 VAI CHEGAR A MAIS DE 3400 PARTICIPANTES COM O TEMA “ARTE, A NOVA FÓRMULA PARA MUDAR O MUNDO..."

  O ANIMA 2023, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já começou. Só este ano chegará a mais de 3400 participantes diretos. Com o objetivo de promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social, o tema deste ano é "Arte, a nova fórmula para mudar o mundo..." O ANIMA é um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa e envolverá largos milhares de participantes. Entre os dias 17 março e 20 maio terão lugar dezenas de masterclasses, espetáculos, exposições e eventos culturais. Terá lugar em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Parte do evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade. O evento de abertura foi no passado dia.17 março, às 21h30, com o espetáculo “Novas fórmulas para mudar o mundo”- Parte 2 em Seide, Famalicão na Casa de Camilo Castelo Branco perante mais de 300 participantes. Tratou-se de um projeto de cocriação artística