Pular para o conteúdo principal

EUROBAIRRO CAPACITA DEZENAS DE JOVENS AO NÍVEL DAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

 


Foram mais de 70 os jovens que integraram o programa de capacitação e envolvimento social Eurobairro - Tempos de Aventura 2021 (TA2021). Divididos em 3 polos e envolvendo participantes de 4 territórios (Bairros Sociais das Lameiras, Cal e Bétulas e lugar de Meães), foram 3 as semanas em que jovens de todas proveniências, etnias e culturas experimentaram os dias da “Educação Ambiental – Os 4 elementos” (tema agregador dos TA2021). 

Os Tempos de Aventura fazem parte do plano de ação do projeto Eurobairro Underground – E8G, financiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, com o apoio do Município de Famalicão e outros 8 parceiros locais, sendo a PASEC, a entidade promotora e gestora do projeto. Consistiram na implementação de Aceleradores de Capacitação com base em atividades de educação não formal que visavam promover as competências sociais do “saber ser”, “saber fazer”, “saber estar” e “saber aprender” tendo como pano de fundo a tema da preservação do ambiente associada aos 4 elementos – Terra, Água, Ar e Fogo.

Tendo como metodologia a Simbologia Grupal, o plano de ação incluiu atividades de âmbito artístico, desportivo, cultural, digital e ambiental, destacando o envolvimento dos jovens nas limpezas das suas comunidades, procurando a valorização do ambiente e dos seus territórios.

Por semana estiveram envolvidos uma média de 25 crianças e jovens, num total de mais de 70 jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos. Foram mais de 75 horas de atividades de educação não formal, 6 animadores envolvidos e 7 tutores de pares, jovens líderes da sua comunidade que serviram de facilitadores das várias dinâmicas de interação ao longo destes dias de atividades.

Joice Navarro, participante do projeto referiu que os “Tempos de Aventura são dias de muito trabalho e diversão durante as férias. Gostei muito do tema do Ambiente, é algo que é muito importante e percebemos que temos todos a responsabilidade de cuidar dele. Todos os dias a parte mais importante era o momento da Simbologia Grupal onde parávamos para pensar e refletir no nosso comportamento, e dedicar a reflexão do dia a alguém.”

Carla Couto, tutora do projeto acrescentou que “estes dias de Tempos de Aventura foram muito enriquecedores. Existiram momentos de aprendizagem, consciencialização e também de muita diversão. Senti uma grande evolução em todos os participantes, é notório o impacto que este projeto tem no dia-a-dia deles.”

A coordenadora do projeto, Tânia Oliveira, referiu que “foram 3 semanas intensas de trabalho em que os jovens foram os principais protagonistas, desde a planificação do programa, a partir das Assembleias de Jovens que se antecederam, à execução das próprias atividades”. Acrescentou ainda que “o tema da preservação do Ambiente é um tema cada vez mais sensível e preocupante, mas felizmente também cada vez mais valorizado por todos os jovens”. Conclui: “foram trabalhadas competências sociais e cívicas fundamentais para o crescimento consciente destes jovens que perceberam que para contribuir para um planeta mais saudável, temos de começar pela mudança do nosso próprio território.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2012" que chega a mais de 250 jovens

Como já acontece à três anos a esta parte a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2012", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Figueira da Foz, Coimbra, Braga em Portugal, em Gorlla em Itália e nos arredores de Varsóvia, na Polónia. O modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa e da Democracia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar entre os dias 10 e 20 Junho de 2012 e o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 26 de Junho. Tendo como ponto de partida a temática da "Democ

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,