Pular para o conteúdo principal

FJI 2017 DA PASEC JUNTA CENTENAS “À VOLTA DA GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES”

Parte dos Participantes da Feira de Jogos Intercultural

A PASEC organizou uma vez mais a Feira de Jogos Intercultural. Perante mais de duzentas crianças e jovens no Parque da Devesa em Famalicão, o evento deste ano teve como tema “Á volta da Geografia das emoções”. A experiência passou por recordar momentos chave da história de países como a Turquia, Espanha, Lituânia, Portugal e Itália relacionados com as suas revoluções através de jogos gigantes. 

Apoiado pelo Projeto Geo, suportado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, a Feira de Jogos deste ano teve um caráter internacional com organização em simultâneo em Itália, Espanha e Turquia, chegando a mais 850 pessoas. Durante a abertura da Feira o Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Pedro Soares, fez questão de lembrar que a PASEC e o Projeto Geo foram capazes de criar respostas inovadoras e inclusivas que dão respostas a centenas de jovens.

Numa altura em que comemora os 15 anos, o evento serviu também para recordar alguns dos melhores momentos da organização. Numa fase inicial tiveram lugar vários momentos artísticos. Atuou a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC “Arena”, atuou a Companhia de Teatro da PASEC, os ADN, turma 3, e ainda a Companhia de Percussão da PASEC “2.90”. 

Em seguida a Presidente da PASEC, Susana Paiva, deu as boas vindas a todos os presentes. Em seguida a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Sofia Fernandes, lembrou a PASEC como polo de inovação social que hoje desenvolve um trabalho à escala nacional e internacional, recordando o apoio do Município de Famalicão às iniciativas da PASEC. Por sua vez, o Dr. Vítor Dias, Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, deu os parabéns à PASEC pelos seus 15 anos e afirmou a PASEC como um exemplo a replicar. Num discurso emocionado, recordou a PASEC como “casa de emoções e humanidade”, focando que estes são os exemplo que o mundo de hoje precisa.

Seguiram-se os jogos propriamente ditos. A Feira contou com 7 postos e sete equipas em competição. Os jogos foram concebidos pelos próprios participantes nas semanas que antecederam o evento, tendo para o efeito levado a cabo um processo de investigação-ação que envolveu toda a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...