Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIA DE ESTADO DA IGUALDADE ELOGIA OS RESULTADOS DO PROJETO EUROBAIRRO DA PASEC





Este projeto representa “o caminho para o sucesso, pois para além de promover a integração das crianças e jovens, tem uma atenção muito especial à promoção da educação e ao trabalho com as crianças para que tenham sucesso escolar e, essa é a chave para sair da pobreza e da exclusão social independentemente de onde se nasce e de quem se é”. Foi desta forma que a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, definiu o projeto Eurobairro E6G, promovido por um consórcio liderado pelo Município de Famalicão e a PASEC - Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais, este domingo, na Urbanização das Lameiras. 

A secretária de Estado e o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, assistiram à dinamização da atividade “Jam session- Percussão e Dança” e mostraram-se muito satisfeitos com o sucesso do projeto. “Levo daqui uma boa imagem, muito positiva sobre este projeto”, salientou a responsável governamental, “muito bem impressionada” com Famalicão.
A cerimónia abrilhantada pela participação de muitas crianças e jovens, contou com as presenças da vereadora da Família, Sofia Fernandes, do vereador da Educação, Leonel Rocha, e do responsável da Pasec, Abraão Costa.

Para Sofia Fernandes “Vila Nova de Famalicão é um exemplo na área da inclusão e termos entre nós a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e o Alto-Comissário para as Migrações é um sinal de que o trabalho está a ser bem desenvolvido.” “O Eurobairro é um projeto trabalhado diariamente, com os jovens a aderirem e a afirmarem a igualdade cada vez mais”, acrescentou.

Por sua vez, a coordenadora do projeto Tânia oliveira, explicou que o Eurobairro “tem evoluído muito, inicialmente a autarquia já desenvolvia algum trabalho de integração aqui nas Lameiras e no bairro da Cal, mas este projeto veio dar uma bolsa de oportunidades muito maior a estas crianças e a muitas outras”. “Com este projeto conseguimos que mais participantes aderissem às atividades, nomeadamente à inclusão digital, ao desporto, à dança e à percussão”, referiu.

O programa chega agora também às crianças e jovens de “Meães e das Bétulas, o que significa novas oportunidades para quem não tinha intervenção”. A responsável explicou ainda que “os técnicos acompanham os participantes na escola, família e comunidade envolvendo ainda os participantes mais velhos com os mais novos, num sistema de mentoria e tutoria e o feedback tem sido muito positivo”. Refira-se que projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas e integrado no Alto Comissariado das Migrações, tem como principal objetivo combater os fenómenos de extrema exclusão, iliteracia e marginalidade juvenis em contexto de complexos de Habitação Social. Trata-se de um programa muito vasto, que atua em quatro territórios de habitação social: Lameiras, Bétulas, Cal e Acampamento de Meães, envolvendo cerca de 300 crianças e jovens, com idades entre os 6 aos 30 anos, na sua maior parte vítimas do insucesso escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Internacional Juvenil 2024.25 mobilizou mais de 2700 crianças e jovens

  Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal. A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença. A segunda etapa que teve lugar na ilha ...

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...