Pular para o conteúdo principal

PASEC Geo avança em 5 países e chegará a mais de 1200 pessoas



Com a Casa das Ideias sem espaço para albergar todos os interessados, foram muitas as dezenas de pessoas que assistiram à Conferência de Imprensa de Apresentação da PASEC Geo. Entre eles esteve o Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr. Pedro Soares, o diretor do IPDJ, Dr. Manuel Barros e o Vereador do Desporto do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos. 

Foi assim que no passado dia 29 de janeiro, pelas 11 horas, foi apresentada a PASEC Geo, o primeiro projeto português no âmbito das parcerias colaborativas para o Desporto promovidas pela União Europeia através do Programa Erasmus +.

O projeto Geo dá forma a uma parceria estratégica inteligente que visa promover a criação e desenvolvimento de novas redes europeias desportivas de resposta direta a comunidades de risco, nomeadamente aos grupos em maior risco de exclusão, cidadãos portadores de deficiência, cidadãos desempregados (incluindo Jovens NEET – jovens sem emprego, que não estão em formação nem na escola), jovens em situação de pobreza extrema e grupos da população excluídos devido ao facto de pertencerem a minorias ou etnias.

O Geo pretende ser uma rede europeia de soluções inovadoras de desporto inclusivo de combate aos fenómenos de extrema exclusão social através de uma resposta integrada de alcance europeu que encontra nos desportos de natureza, desporto adaptado e dinâmicas de desporto comunitário, respostas sociais inteligentes de inclusão e integração social para comunidades com populações em risco de pobreza extrema, portadores de deficiência e franjas da população vítimas do desemprego ou fenómenos raciais.

O projeto parte do princípio integrador “Ninguém a Menos”, que assume a prática desportiva coletiva (dos desportos de natureza, desporto adaptado e dinâmicas de desporto comunitário) como resposta contra a pobreza, contra a exclusão pelo facto de alguém ser portador de deficiência, e contra a falta de oportunidades de acesso à prática desportiva de qualidade pelo facto de estar desempregado ou provir de uma situação sociocultural desfavorável. 

Outros dos grandes objetivos a que a PASEC se propõe é uma grande discussão, partilha de boas práticas e eventos de grande escala que possam divulgar o Desporto Adaptado (nomeadamente o Boccia) e os Desportos de Natureza (nomeadamente Pedestrianismo, Arvorismo e Geocaching) como métodos privilegiados de inclusão através do Desporto, como novas formas de envolver as comunidades de risco na prática desportiva saudável e de qualidade. Será um trabalho de rede através de iniciativas de forte impacto, denominadas Seminários GeoCamp (inseridas na grande iniciativa Geo Challenge). Os resultados serão alvo de partilha e disseminação através de um Kit Pedagógico, o Geo ToolKit.

Dentro destes objetivos integradores, será dada resposta a mais de 1200 cidadãos dos cinco parceiros envolvidos, proveniente de meios carenciados e comunidades de risco, com poucas oportunidades de acesso à prática desportiva de qualidade. O projeto começa em Portugal, Itália, Espanha, Turquia e Lituânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Internacional Juvenil 2024.25 mobilizou mais de 2700 crianças e jovens

  Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal. A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença. A segunda etapa que teve lugar na ilha ...

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...