Foi perante mais de cento e cinquenta crianças, adolescentes, jovens e encarregados de educação que começou a edição 2014 da Feira de Jogos Intercultural promovida pela PASEC. O certame tem lugar entre os dias 12 e 17 de Outubro, mas foi no dia 12 que a esta festa e competição de jogos gigantes interculturais articulada com espetáculos de variedades, exposições e workshops começou na Casa das Ideias, em Santiago de Antas, Famalicão.
Foi mais uma forma de a PASEC comemorar o seu 7º aniversário como plataforma associativa juvenil e de envolver a comunidade num evento que se repete pela décima vez. Na abertura, que contou com duas encenações sobre o valor da interculturalidade e da importância da promoção de uma educação para a diferença, coube à animadora Rita Marques representar a PASEC. A mesma salientou o percurso destes últimos sete anos e a forma como o mesmo foi feito, sempre na perspetiva da promoção “de um ideal diferente”. Por sua vez o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos salientou os progressos que a PASEC almejou nos últimos anos e que realizações como a Feira de Jogos Intercultural eram uma boa demonstração disso. Por fim, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Dra. Glória Teixeira, salientou o empenho e entusiamo dos dirigentes da PASEC na promoção de ações fomentadoras do protagonismo juvenil.
A Feira deste ano prolongasse até ao próximo dia 17 de Outubro com o Roteiro para a Cidadania que envolverá mais de 300 jovens. Da Feira deste ano contam os seguintes jogos gigantes e ações: o jogo “Carroça”; o jogo “Luta de Titãs”; o workshop de Animação Multimédia; o Laboratório de Expressão Corporal “Mostra como é feito…”; o jogo “Estrondo”; o workshop de Simbologia Lúdica; o jogo “Mikado Gigante”; a dinâmica de animação desportiva “Molha”; e os espetáculos de expressão corporal e dramática “Não tenhas medo do teu poder…” e “Porque me julgas sem tentares perceber?”. A Feira de Jogos Intercultural 2014 do dia 12 de Outubro teve também associada a ela o Special Democracy Day, centrado na promoção da Educação para a Diferença como prioridade para os jovens europeus, nomeadamente os que têm necessidades educativas especiais. Estes eventos foram apoiados pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. O evento teve o apoio da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, da AFPAD, Casa da Juventude de Guimarães e Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

Comentários