Pular para o conteúdo principal

PASEC leva centenas em mais uma viagem intercultural- PASEC fez 6 anos





Foi no seu sexto aniversário, no passado dia 12 de Outubro, Sábado, no Parque da Devesa em Famalicão, que teve lugar mais uma Feira de Jogos Intercultural (FJI), perante mais duzentas crianças, jovens, animadores e encarregados de educação. Sob o lema “A viagem intercultural”, a Feira de Jogos abriu com duas encenações que tinham como tema de fundo “Escolhi ser diferente” e uma pequena peça de expressão dramática retirada do livro “A última aula” de Randy Pawsh.

Abriu a Feira a Presidente da PASEC, Dra. Elisabete Faria, que deu as boas vindas aos presentes. Em seguida interveio Susana Paiva, nova Presidente da PASEC que sucede no cargo a Elisabete Faria. Seguiu-se a intervenção do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Mário Passos, que salientou o crescimento da PASEC nos últimos seis anos sempre sustentado num trabalho de inovação social em prol dos mais desprotegidos, sobretudo os mais jovens. Por fim teve a palavra a representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dra. Glória Teixeira, que manifestou o seu orgulho no percurso que a PASEC tem traçado a nível nacional e internacional.

A FJI de 2013, na sua oitava edição, contou com participantes de Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Guimarães, Porto, Paços de Ferreira, Braga e Famalicão. Foram oito os jogos (em formato de workshop) em competição, arquitetados, pensados e dirigidos pelos jovens e animadores dos grupos informais juvenis da PASEC. Eles foram: “O Circuito Desalinhado”, “Viagem Digital”, “Viagem na Escuridão”, “Viagem ao tempo dos Descobrimentos”, “Viagem Smile”, “Viagem a Preto e Branco” e “Viagem Acidentada”. O oitavo e último jogo, dedicado a dinâmicas de Simbologia Corporal a partir de Expressão Corporal, foi dedicado em exclusivo a cidadãos portadores de deficiência ou com necessidades educativas especiais.

Ao mesmo tempo esta Feira funcionou como o evento Special Democracy Day, espaço de partilha de boas práticas na área da educação não formal com grupos de jovens com necessidades educativas especiais. Os trabalhos encerraram com a partilha das experiências vividas durante a tarde, entrega dos troféus e o agradecimento a todos os presentes. Esta iniciativa esteve integrada no projeto Special Democracy, inserido no Programa Juventude em Ação da União Europeia.

Prémios Multiplicadores 2013 e Tomada de Posse dos novos Corpos Sociais

Tendo como pano de fundo o sexto aniversário da PASEC foram ainda entregues os prémios Multiplicadores 2013. Estes prémios são uma forma de reconhecer animadores ou destacados interlocutores comunitários que de uma forma ou de outra fizeram da sua ação uma forma de multiplicar o bem comum. Os homenageados este ano foram as animadoras Stephanie Paiva, Bruna Araújo e Sara Gomes da categoria de Animadores Protagonistas da Mudança e Mário Passos, na Categoria de Decisores Políticos. Por fim tomaram posse os novos Corpos Sociais da PASEC para o biénio de 2013/2015. A Direção passa ser presidida por Susana Paiva e a atual Presidente, Dra. Elisabete Faria, assume a Vice-Presidência. Compõem ainda o elenco diretivo o Dr. Abraão Costa como Secretário-Geral, Bruna Araújo como Tesoureira e como vogais Sara Gomes, a Dra. Stephanie Paiva e Patrícia Ribeiro. Na Assembleia Geral mantêm-se o Dr. Nuno Simões como Presidente e Maria Daniela Machado como Vice-Presidente e surge como novidade a Técnica de Apoio Psicossocial Ana Rita Marques no papel de Secretária. O Conselho Fiscal foi assumido pela Dra. Ana Emília Andrade, a que se juntam na Vice-Presidência Teresa Costa e a Secretária a Dra. Graça Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...