Pular para o conteúdo principal

"A verdadeira Democracia Participativa e os Objetivos do Milénio estão ainda muito de longe de serem concretizados"





"A verdadeira Democracia Participativa e os Objetivos do Milénio estão ainda muito de longe de serem concretizados", esta foi uma das principais ideias a reter do Seminário Internacional "N'EU Frontiers/Manuscritos 2015 que juntou entre 31 de Julho e 5 de Agosto, na região do Gerês e na cidade de Famalicão, três dezenas de jovens.

Mantendo uma linha de ação que a PASEC e a TOTEM de Itália têm desenvolvido nos últimos 2 anos, como continuação dos Projectos Nova Fórmula e com a intenção de discutir e dar resposta aos fenómenos de Extrema Exclusão numa perspectiva de diálogo estruturado com os decisores e membros da classe política surgiu este projeto. 

Durante o Seminário foi aprovado um Plano de Ação/Manifesto final com o ponto de vista dos jovens e dos restantes participantes do projeto tendo por base a sua visão sobre o real cumprimento dos ODM numa perspectiva nacional, europeia e mundial, com propostas e ações concretas a empreender, nomeadamente por parte das comunidades juvenis envolvidas. 

Como já foi referido as conclusões tiveram por base a ideia de que falta "fazer praticamente tudo para que os objetivos do milénio possam ver a luz do dia" (palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa). Foi assinalado que apesar de existirem alguns desenvolvimentos assinaláveis ao nível dos países europeus, no resto do mundo a realidade é bem diferente, sobretudo ao que à satisfação das necessidades básicas diz respeito, nomeadamente tendo por base as realidades dos continentes asiático e africano. A participação juvenil e o envolvimento consciente das populações é parte de uma solução por explorar. 

Durante os primeiros dias os trabalhos organizaram-se a partir de Workshops temáticos preparados por cada um dos países parceiros e por Plenários que simularam Parlamentos Mundiais, envolvendo igualmente peritos e decisores políticos de Itália e Polónia. Como forma de exemplificar fases decisivas da construção humana em que foi possível dar significativos passos em frente foram trabalhados e aprofundados os exemplos de grandes líderes políticos mundiais como Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King. Estes exemplos serviram de base para o trabalho que se seguiu. 

Nos últimos dias foram apresentadas as ideias centrais dos projetos nacionais a desenvolver pós Seminário de forma criativa e após a avaliação foi aprovado e votado o Plano de Acão/Manifesto final preparado pelos participantes.  Sem descurar a intervenção direta no terreno, o foi e está a ser também a “incubadora” que permitiu o nascimento, já durante os 18 meses do projecto, de pelo 7 novos projetos locais de intervenção social em realidades devidamente sinalizadas com as comunidades juvenis de origem diretamente envolvidas que envolveram diretamente mais de 200 jovens de sete nacionalidades diferentes.

Comentários

Rui Rodrigues disse…
parabéns por mais esse núcleo do movimento. Se estiverem interessados na Democracia verdadeira, participativa, real, por favor consultem http://conscienciademocrata.no.comunidades.net/ e entrem em contato com montrodal@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...