Pular para o conteúdo principal

"Mudar implica uma responsabilidade e compromisso real" - 2ª Edição do ENEJA 2012 da PASEC junta centenas de animadores na Madeira



Reunindo na Madeira centenas de animadores e agentes educativos, a PASEC (Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais), com a AIASC (Associação Insular de Animação Sociocultural), em parceria com a TOTEM de Itália, Escola Profissional CIOR e Escola Profissional do Atlântico e demais organizações organizou a 2ª Edição de 2012 do Encontro Europeu de Jovens Animadores (ENEJA) na Madeira. Realizado entre 26 e 29 de Abril, o tema de fundo a que o certame se dedicou este ano foi "A Animação como resposta à crise".

Já na sua quinta edição, o ENEJA 2012, sem fugir à sua matriz, teve como objetivos discutir e divulgar a Animação SocioCultural e Educativa (ASCE) no contexto europeu, e dar voz às dezenas de projetos de ASCE em Portugal, com especial incidência para os realizados por jovens animadores. Mas o que torna este evento diferente de todos os outros do género é o fato de serem os jovens animadores e agentes educativos a dinamizar todas as conferências, workshop’s, espaços artísticos e atividades complementares, sendo dado aos especialistas, o papel de espetadores críticos do encontro. É um evento organizado por jovens animadores para jovens animadores.

O Encontro deste ano contou, entre outros especialistas, com o contributo da Prof. Dra. Ana Piedade do Instituto Politécnico de Beja, do Prof. Luís Bessa, da Escola CIOR e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, do Prof. Abraão Costa, da PASEC, Cooperativa de Ensino Didáxis e Agência Nacional para Gestão do Programa Juventude em Ação, do Dr. Albino Viveiros, da AIASC, do Dr. Andrea Braga, de Itália, e do Dr. Massimo Lazzaroni, realizador de cinema e animador italiano. 

Os trabalhos tiveram o seu início no dia 26 pelas 10 horas com uma sessão de abertura com a presença das autoridades locais, entre elas o Adjunto do Secretário Regional da Educação e antigo Diretor Regional da Juventude da Madeira, Dr. Jorge Carvalho que congratulou todos pela realização de tão importante ação. Seguiram-se três conferências: "Animação SocioCultural e Democracia Participativa" dinamizado por animadores da PASEC; "Animação SocioCultural e o Insucesso Escolar" dinamizado por formandas da Escola CIOR; e "Animação SocioCultural e Ultraperiferias" dinamizado por formandas da Escola Profissional Atlântico. Pela noite teve lugar um espetáculo protagonizado pelos jovens animadores que teve momentos de canto, dança, teatro e artes circenses.

O dia 27 começou com o lançamento do livro "Animação SocioEducativa e Democracia Participativa", obra coordenada pelo Prof. Abraão Costa e que conjuga um conjunto de autores europeus sobre o tema. Tiveram entretanto lugar seis Workshop's técnicos: de Dança Criativa, de Simbologia Corporal, de Mitos e Simbologia Grupal, de Fantoches, outo sobre a Técnica da Rasgagem e um Workshop de Projetos Internacionais de Animação SocioCultural. Este dia contou também com uma Mesa Redonda sobre "Animação Territorial" coordenado pela Prof. Dra. Ana Piedade.

Os dias seguintes foram dedicados a atividades culturais e comunitárias. Os trabalhos terminaram com uma sessão de trabalho onde foi avaliado todo o percurso efetuado onde ressaltou uma conclusão global: sendo as metodologias de Animação uma resposta à Crise enquanto desencandadoras de processos de mudança, mudar implica "uma responsabilidade e compromisso real" por parte de todos, envolvendo pessoas e grupos num processo moroso, sem um ritmo e espaço temporal previsível, dando espaço para que o processo se consolide. Com muitas centenas de jovens agentes educativos envolvidos, todos consideraram as duas edições do ENEJA 2012 um sucesso, sendo que a de 2013 será Março, em Milão, Itália.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...