Pular para o conteúdo principal

PASEC junta jovens e decisores políticos no "combate à indiferença social" na AEJ 2011


"É através da participação e espírito crítico dos  jovens que as verdadeiras mudanças sociais se farão operar". Foi com esta ideia que a Presidente da PASEC, Elisabete Faria, reforçou o papel essencial dos jovens no combate às adversidades presentes durante a apresentação pública das conclusões da Assembleia Europeia Juvenil 2011 na passada Quinta-feira, dia 30 de Dezembro, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão. 

Estiveram também presentes o Dr. Nuno Texier, adjunto do Sr. Secretário de Estado da Juventude, que reforçou o papel dos jovens na resposta à crise atual, o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, que apontou o trabalho da PASEC como exemplo local, nacional e europeu, o Diretor da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, Dr. Pompeu Martins, que enalteceu o projeto por detrás desta iniciativa, o Diretor do Instituto Português da Juventude - Região Norte, Dr. Vítor Dias, que definiu a Assembleia Europeia Juvenil 2011 como um processo real de animação e educação não formal, e também o deputado da Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira bem como instituições parceiras. 

A AEJ 2011, organizada pela PASEC, teve lugar entre os dias 27 e 30 de Dezembro de 2011 com o tema "Os Jovens do Milénio: Desafios e Valores". A Assembleia Europeia Juvenil acontece em simultâneo em Portugal e Itália e juntou no nosso país, em Famalicão, mais de cinquenta jovens de todo o país que a partir dos objectivos do milénio discutiram as questões do quotidiano que a eles dizem respeito e propuseram medidas concretas consubstanciadas em planos de ação a desenvolver pós AEJ 2011.  

Entre as principais conclusões do Manifesto final ficou reforçado que a escola define os primeiros passos para um futuro utópico criado pela sociedade e que esta deverá promover a participação e o espírito crítico no indivíduo. Ao nível do desenvolvimento sustentável foi proposto, entre outras medidas, o melhoramento dos bairros degradados e investimento em habitações dignas e a preços comportáveis para as famílias mais pobres. Ao nível do combate à pobreza extrema foi defendido que é fundamental promover os programas de distribuição de refeições escolares e velar para que haja suficientes redes de segurança social para minimizar o impacto do abrandamento da economia mundial e da subida dos preços da energia e dos produtos alimentares junto dos mais desprotegidos. Ao nível da discussão das questões da igualdade de género foi reforçado que é urgente ratificar e aplicar a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e as Convenções da OIT sobre Igualdade de Remuneração, a Discriminação, os Trabalhadores com Responsabilidades Familiares e a Protecção da Maternidade.

Outros dos objetivos deste evento foi aproximar os jovens dos órgãos de decisão política numa tentativa de combater "a indiferença social", nas palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa. Estiveram também presentes jovens de vários cantos da Europa, nomeadamente de Itália, Rússia e França. 

A iniciativa está integrada no Projeto Manuscritos 2015, suportado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia Este projeto integra uma parceria transnacional que envolve 7 países: Polónia, Eslovénia, Turquia, Itália, Malta, Portugal e Roménia. 

Comentários

Anônimo disse…
excelente trabalho

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...