Pular para o conteúdo principal

PASEC junta jovens e decisores políticos no "combate à indiferença social" na AEJ 2011


"É através da participação e espírito crítico dos  jovens que as verdadeiras mudanças sociais se farão operar". Foi com esta ideia que a Presidente da PASEC, Elisabete Faria, reforçou o papel essencial dos jovens no combate às adversidades presentes durante a apresentação pública das conclusões da Assembleia Europeia Juvenil 2011 na passada Quinta-feira, dia 30 de Dezembro, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão. 

Estiveram também presentes o Dr. Nuno Texier, adjunto do Sr. Secretário de Estado da Juventude, que reforçou o papel dos jovens na resposta à crise atual, o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, que apontou o trabalho da PASEC como exemplo local, nacional e europeu, o Diretor da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, Dr. Pompeu Martins, que enalteceu o projeto por detrás desta iniciativa, o Diretor do Instituto Português da Juventude - Região Norte, Dr. Vítor Dias, que definiu a Assembleia Europeia Juvenil 2011 como um processo real de animação e educação não formal, e também o deputado da Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira bem como instituições parceiras. 

A AEJ 2011, organizada pela PASEC, teve lugar entre os dias 27 e 30 de Dezembro de 2011 com o tema "Os Jovens do Milénio: Desafios e Valores". A Assembleia Europeia Juvenil acontece em simultâneo em Portugal e Itália e juntou no nosso país, em Famalicão, mais de cinquenta jovens de todo o país que a partir dos objectivos do milénio discutiram as questões do quotidiano que a eles dizem respeito e propuseram medidas concretas consubstanciadas em planos de ação a desenvolver pós AEJ 2011.  

Entre as principais conclusões do Manifesto final ficou reforçado que a escola define os primeiros passos para um futuro utópico criado pela sociedade e que esta deverá promover a participação e o espírito crítico no indivíduo. Ao nível do desenvolvimento sustentável foi proposto, entre outras medidas, o melhoramento dos bairros degradados e investimento em habitações dignas e a preços comportáveis para as famílias mais pobres. Ao nível do combate à pobreza extrema foi defendido que é fundamental promover os programas de distribuição de refeições escolares e velar para que haja suficientes redes de segurança social para minimizar o impacto do abrandamento da economia mundial e da subida dos preços da energia e dos produtos alimentares junto dos mais desprotegidos. Ao nível da discussão das questões da igualdade de género foi reforçado que é urgente ratificar e aplicar a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e as Convenções da OIT sobre Igualdade de Remuneração, a Discriminação, os Trabalhadores com Responsabilidades Familiares e a Protecção da Maternidade.

Outros dos objetivos deste evento foi aproximar os jovens dos órgãos de decisão política numa tentativa de combater "a indiferença social", nas palavras do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa. Estiveram também presentes jovens de vários cantos da Europa, nomeadamente de Itália, Rússia e França. 

A iniciativa está integrada no Projeto Manuscritos 2015, suportado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia Este projeto integra uma parceria transnacional que envolve 7 países: Polónia, Eslovénia, Turquia, Itália, Malta, Portugal e Roménia. 

Comentários

Anônimo disse…
excelente trabalho

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor