Pular para o conteúdo principal

Nova Formula 2 chega a mais de 800 jovens




A PASEC apresentou no dia 8 de Dezembro em 5 localidades diferentes, através de 5 iniciativas diferentes os resultados dos primeiros dez meses de projecto Nova Formula 2.
Em Famalicão a PASEC organizou um encontro entre os vários grupos informais envolvidos no projecto na sede da organização, em Paços de Ferreira um Workshop com a participação dos vários agentes educativos envolvidos no projecto no distrito do Porto, em Varese e Gorla Maggiore (Itália) foram organizadas uma Exposição e um encontro entre os grupos locais envolvidos no Nova Formula 2 e em Varsóvia (Polónia), na sede da EGEA Polónia, foi organizado um encontro de avaliação entre os vários jovens envolvidos no projecto naquela localidade. Em cada uma das iniciativas foram apresentados os principais resultados do projecto até à data.
O Projecto Nova Formula 2 pretendia dar continuidade ao Projecto Nova Formula, criando a primeira Rede Europeia de Grupos Informais a partir da Rede Nacional já existente em Portugal. Tendo como objectivos centrais permitir aos jovens experimentar as práticas de Democracia Participativa a partir de práticas de Educação Não Formal, reflectir as temáticas do papel dos jovens na história da União Europeia e as novas realidades interculturais e fomentar a educação para a Cidadania em meios juvenis desfavorecidos o projecto atingiu directamente, até ao momento, mais de 800 jovens em Portugal, Itália e Polónia, sendo que só no nosso país são mais de 400.
Foram realizadas mais de 20 acções de formação que atingiram mais de 300 agentes educativos, realizados 2 Campos de Formação Europeus, realizadas mais de 100 sessões lúdicas, mais de 40 acções de sensibilização relativas à Campanha “Participação Juvenil na Democracia” e a Rede Europeia de Grupos Informais atingiu uma dimensão que supera agora os 60 grupos informais.
Em Portugal todas estas iniciativas foram desenvolvidas com base nos parceiros que abarcam dezenas de Instituições, Grupos, Organizações e Escolas: a Associação de Moradores das Lameiras, a Associação Teatro de Construção de Joane, a Casa do Povo de Briteiros, a Escola EB 23 de São Salvador de Briteiros, a Cooperativa de Ensino Didáxis, a Escola Profissional CIOR, a Escola Profissional Vértice, a Escola Profissional do Perpétuo Socorro, a Oficina de São José de Braga, o Instituto Português da Juventude, o Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho, a Esprodouro, a Câmara Municipal de Famalicão, para além dos grupos informais envolvidos no Projecto e Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, que financia e suporta o projecto.
Mas o resultado que foi considerado particularmente importante foi a criação dos “Democracy Action Labs” (DAL). Recordando, os DAL pretendem ser espaços geridos por grupos juvenis de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêem nas suas comunidades no contexto político e social. São espaços com base numa metologia assente nos pressupostos da Democracia representativa: com um sistema de eleições próprio; com a criação de um plano de acção local (que deu origem a um plano nacional e europeu); com um “Laboratório de Jogos para Democracia” para atingir os públicos infantis; com a criação do mail e endereço msn para partilha de informação e debate online; com a implementação de Oficinas de Artes Circenses e de Rua e Oficinas de Animação Multimédia tendo como pano de fundo os temas integradores do projecto.
Em Portugal foram criados 14 DAL, com especial destaque para os que estão a funcionar em bairros sociais e freguesias mais pobres das regiões do Vale do Ave que atingem mais 200 jovens entre os 10 e os 20 anos. Existe um no Bairro Social das Lameiras (Famalicão), dois em Delães (Famalicão), dois em Briteiros (Guimarães), um em Riba D’Ave (Famalicão), um em Vilarinho (Santo Tirso), um em Paços de Ferreira, um em São João da Pesqueira, um em Anadia, dois em Braga, um em Joane (Famalicão) e um em Vila das Aves (Santo Tirso).
Realizasse entretanto em Itália, entre 27 e 30 de Dezembro, em Milão, mais um Encontro de Trabalho para preparar as próximas acções do NF2.

Comentários

Anônimo disse…
Trabalho já feito mas certamente com muito trabalho ainda à vista, num futuro que promete :) :)

NF2 com muita "manga para arregaçar ainda" :) :) :)

Cavaleira Furão
Elisabete Faria

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor