Pular para o conteúdo principal

Nova Formula 2 chega a mais de 800 jovens




A PASEC apresentou no dia 8 de Dezembro em 5 localidades diferentes, através de 5 iniciativas diferentes os resultados dos primeiros dez meses de projecto Nova Formula 2.
Em Famalicão a PASEC organizou um encontro entre os vários grupos informais envolvidos no projecto na sede da organização, em Paços de Ferreira um Workshop com a participação dos vários agentes educativos envolvidos no projecto no distrito do Porto, em Varese e Gorla Maggiore (Itália) foram organizadas uma Exposição e um encontro entre os grupos locais envolvidos no Nova Formula 2 e em Varsóvia (Polónia), na sede da EGEA Polónia, foi organizado um encontro de avaliação entre os vários jovens envolvidos no projecto naquela localidade. Em cada uma das iniciativas foram apresentados os principais resultados do projecto até à data.
O Projecto Nova Formula 2 pretendia dar continuidade ao Projecto Nova Formula, criando a primeira Rede Europeia de Grupos Informais a partir da Rede Nacional já existente em Portugal. Tendo como objectivos centrais permitir aos jovens experimentar as práticas de Democracia Participativa a partir de práticas de Educação Não Formal, reflectir as temáticas do papel dos jovens na história da União Europeia e as novas realidades interculturais e fomentar a educação para a Cidadania em meios juvenis desfavorecidos o projecto atingiu directamente, até ao momento, mais de 800 jovens em Portugal, Itália e Polónia, sendo que só no nosso país são mais de 400.
Foram realizadas mais de 20 acções de formação que atingiram mais de 300 agentes educativos, realizados 2 Campos de Formação Europeus, realizadas mais de 100 sessões lúdicas, mais de 40 acções de sensibilização relativas à Campanha “Participação Juvenil na Democracia” e a Rede Europeia de Grupos Informais atingiu uma dimensão que supera agora os 60 grupos informais.
Em Portugal todas estas iniciativas foram desenvolvidas com base nos parceiros que abarcam dezenas de Instituições, Grupos, Organizações e Escolas: a Associação de Moradores das Lameiras, a Associação Teatro de Construção de Joane, a Casa do Povo de Briteiros, a Escola EB 23 de São Salvador de Briteiros, a Cooperativa de Ensino Didáxis, a Escola Profissional CIOR, a Escola Profissional Vértice, a Escola Profissional do Perpétuo Socorro, a Oficina de São José de Braga, o Instituto Português da Juventude, o Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho, a Esprodouro, a Câmara Municipal de Famalicão, para além dos grupos informais envolvidos no Projecto e Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, que financia e suporta o projecto.
Mas o resultado que foi considerado particularmente importante foi a criação dos “Democracy Action Labs” (DAL). Recordando, os DAL pretendem ser espaços geridos por grupos juvenis de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêem nas suas comunidades no contexto político e social. São espaços com base numa metologia assente nos pressupostos da Democracia representativa: com um sistema de eleições próprio; com a criação de um plano de acção local (que deu origem a um plano nacional e europeu); com um “Laboratório de Jogos para Democracia” para atingir os públicos infantis; com a criação do mail e endereço msn para partilha de informação e debate online; com a implementação de Oficinas de Artes Circenses e de Rua e Oficinas de Animação Multimédia tendo como pano de fundo os temas integradores do projecto.
Em Portugal foram criados 14 DAL, com especial destaque para os que estão a funcionar em bairros sociais e freguesias mais pobres das regiões do Vale do Ave que atingem mais 200 jovens entre os 10 e os 20 anos. Existe um no Bairro Social das Lameiras (Famalicão), dois em Delães (Famalicão), dois em Briteiros (Guimarães), um em Riba D’Ave (Famalicão), um em Vilarinho (Santo Tirso), um em Paços de Ferreira, um em São João da Pesqueira, um em Anadia, dois em Braga, um em Joane (Famalicão) e um em Vila das Aves (Santo Tirso).
Realizasse entretanto em Itália, entre 27 e 30 de Dezembro, em Milão, mais um Encontro de Trabalho para preparar as próximas acções do NF2.

Comentários

Anônimo disse…
Trabalho já feito mas certamente com muito trabalho ainda à vista, num futuro que promete :) :)

NF2 com muita "manga para arregaçar ainda" :) :) :)

Cavaleira Furão
Elisabete Faria

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...