Pular para o conteúdo principal

Resultados do III Encontro Nacional de Jovens Animadores - Feira do Protagonismo Juvenil

Com o tema “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, a PASEC e instituições parceiras organizaram o III Encontro Nacional de Formação de Jovens Animadores, também designada como Feira Nacional do Protagonismo Juvenil.
Teve lugar entre os dias 9 e 11 de Abril, na Escola Profissional CIOR e Museu Bernardino Machado em Vila Nova de Famalicão e Casa do Povo de Briteiros em Guimarães.
No dia 9 tiveram lugar: o Workshop “Protagonismo e Artes de Rua”, orientado pelo Artista Jacaré: o Workshop “Protagonismo e Expressão Musical”, orientado pelo Músico e Professor de Música Joel Freitas; e ainda o Workshop “Protagonismo e Expressão Lúdica” com a Educadora e Investigadora Vitória Triães. O dia encerrou com uma Noite Lúdica na Vila de Ribeirão.
O dia 10 abriu com uma reflexão sobre “Protagonismo Juvenil: Direitos, Deveres Oportunidades…” a partir de um jogo de tabuleiro criado pelas Animadoras Graça Rocha e Stephanie Paiva. Esta reflexão serviria de base para a criação da Carta do Protagonismo Juvenil, aprovada no último dia de formação. Seguiu-se uma Sessão de Simbologia Grupal, orientada pela Dra. Carina Guimarães, da Universidade da Beira Interior. Na parte da tarde, com a presença, entre outros, do Prof. Fernando Ilídio, Director do Mestrado de Animação SocioCultural da Universidade do Minho, dos Professores António Leal e Virgílio Correia da Escola Superior de Educação de Coimbra e do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Jorge Paulo Oliveira realizou-se a Mesa-Redonda “O Modelo de Animação SocioCultural Português”. No final da tarde do dia 10 teve lugar o Torneio “All-Football”, que juntou os grupos informais da PASEC e jovens das instituições parceiras. O dia terminou com um Sarau-Cultural no Salão Polivalente da Escola Profissional CIOR com prestações dos Grupos PASEC, das alunas de Animação SocioCultural da Escola CIOR e artistas convidados. O Sarau contou com momentos de Dança, Magia, Poesia e Teatro.
As actividades encerraram no Salão Nobre do Museu Bernardino Machado de Famalicão com a avaliação das actividades e a aprovação da Carta do Protagonista Juvenil com a presença do Director do Instituto Português da Juventude Norte, Dr. Vítor Dias que felicitou a PASEC por mais esta iniciativa e focou o carácter inovador das iniciativas da PASEC no panorama nacional e europeu, não só pelos conceitos e temáticas que tem aprofundado, mas sobretudo pelas metodologias adoptadas que têm por base a Simbologia Grupal.
Ficam aqui as linhas orientadoras da Carta do Protagonismo Juvenil aprovada na última sessão do Encontro Nacional:
A) São Direitos do Protagonista Juvenil:
¨ Ter liberdade de expressão
¨ Ter o apoio das instituições públicas competentes a nível estrutural e financeiro para implementação dos seus projectos
¨ Ter acesso a espaços de discussão como grupos de base, reflexão ou políticos
¨ Ter oportunidades de formação como complemento ao seu percurso de desenvolvimento pessoal e social
¨ Contar com o apoio da família enquanto agente primário de socialização
¨ Ter oportunidades de intervenção
B) São deveres do Protagonista Juvenil:
¨ Acatar com a responsabilidade e consequências das opções e intervenções que desenvolve
¨ Encarar a participação activa como forma de promoção de uma Educação para a Cidadania
¨ Ser dinamizador e mediador da Comunidade
¨ Divulgar junto dos seus pares e comunidade as dinâmicas e processos fomentadoras do Protagonismo Juvenil
¨ Privilegiar na sua intervenção as comunidades de risco
¨ Respeitar as diferentes Ideologias e Perspectivas de pensamento
¨ Respeitar a identidade e integridade dos sujeitos com quem interage ou opera
¨ Encarar-se enquanto indivíduo como Actor, embora sem desvalorizar o seu papel de observador
C) O Protagonista tem como os seus principais Campos de Oportunidade:
¨ O Associativismo Juvenil é uma das formas de expressarmos os nossos ideários
¨ Práticas de Educação para a Cidadania
¨ Promoção do Desenvolvimento Local
¨ Divulgação das Causas e Projectos Juvenis
¨ Programa Juventude em Acção
¨ Programas Nacionais de Apoio aos Jovens
¨ Produção de Conhecimento na Área juvenil
¨ A Escola também como espaço de Educação Não-Formal
¨ Participação Democrática
¨ Participação e Produção Cultural
¨ Grupos informais de intervenção local (Ex.: grupos informais da PASEC)
¨ Metodologias participativas como forma de mobilização das comunidades juvenis
Esta dinâmica enquadrou-se nos objectivos centrais da PASEC, a promoção do Protagonismo Juvenil e da Animação SocioCultural e contou com 27 Animadores de 7 distritos do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor