Pular para o conteúdo principal

Resultados do III Encontro Nacional de Jovens Animadores - Feira do Protagonismo Juvenil

Com o tema “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, a PASEC e instituições parceiras organizaram o III Encontro Nacional de Formação de Jovens Animadores, também designada como Feira Nacional do Protagonismo Juvenil.
Teve lugar entre os dias 9 e 11 de Abril, na Escola Profissional CIOR e Museu Bernardino Machado em Vila Nova de Famalicão e Casa do Povo de Briteiros em Guimarães.
No dia 9 tiveram lugar: o Workshop “Protagonismo e Artes de Rua”, orientado pelo Artista Jacaré: o Workshop “Protagonismo e Expressão Musical”, orientado pelo Músico e Professor de Música Joel Freitas; e ainda o Workshop “Protagonismo e Expressão Lúdica” com a Educadora e Investigadora Vitória Triães. O dia encerrou com uma Noite Lúdica na Vila de Ribeirão.
O dia 10 abriu com uma reflexão sobre “Protagonismo Juvenil: Direitos, Deveres Oportunidades…” a partir de um jogo de tabuleiro criado pelas Animadoras Graça Rocha e Stephanie Paiva. Esta reflexão serviria de base para a criação da Carta do Protagonismo Juvenil, aprovada no último dia de formação. Seguiu-se uma Sessão de Simbologia Grupal, orientada pela Dra. Carina Guimarães, da Universidade da Beira Interior. Na parte da tarde, com a presença, entre outros, do Prof. Fernando Ilídio, Director do Mestrado de Animação SocioCultural da Universidade do Minho, dos Professores António Leal e Virgílio Correia da Escola Superior de Educação de Coimbra e do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Jorge Paulo Oliveira realizou-se a Mesa-Redonda “O Modelo de Animação SocioCultural Português”. No final da tarde do dia 10 teve lugar o Torneio “All-Football”, que juntou os grupos informais da PASEC e jovens das instituições parceiras. O dia terminou com um Sarau-Cultural no Salão Polivalente da Escola Profissional CIOR com prestações dos Grupos PASEC, das alunas de Animação SocioCultural da Escola CIOR e artistas convidados. O Sarau contou com momentos de Dança, Magia, Poesia e Teatro.
As actividades encerraram no Salão Nobre do Museu Bernardino Machado de Famalicão com a avaliação das actividades e a aprovação da Carta do Protagonista Juvenil com a presença do Director do Instituto Português da Juventude Norte, Dr. Vítor Dias que felicitou a PASEC por mais esta iniciativa e focou o carácter inovador das iniciativas da PASEC no panorama nacional e europeu, não só pelos conceitos e temáticas que tem aprofundado, mas sobretudo pelas metodologias adoptadas que têm por base a Simbologia Grupal.
Ficam aqui as linhas orientadoras da Carta do Protagonismo Juvenil aprovada na última sessão do Encontro Nacional:
A) São Direitos do Protagonista Juvenil:
¨ Ter liberdade de expressão
¨ Ter o apoio das instituições públicas competentes a nível estrutural e financeiro para implementação dos seus projectos
¨ Ter acesso a espaços de discussão como grupos de base, reflexão ou políticos
¨ Ter oportunidades de formação como complemento ao seu percurso de desenvolvimento pessoal e social
¨ Contar com o apoio da família enquanto agente primário de socialização
¨ Ter oportunidades de intervenção
B) São deveres do Protagonista Juvenil:
¨ Acatar com a responsabilidade e consequências das opções e intervenções que desenvolve
¨ Encarar a participação activa como forma de promoção de uma Educação para a Cidadania
¨ Ser dinamizador e mediador da Comunidade
¨ Divulgar junto dos seus pares e comunidade as dinâmicas e processos fomentadoras do Protagonismo Juvenil
¨ Privilegiar na sua intervenção as comunidades de risco
¨ Respeitar as diferentes Ideologias e Perspectivas de pensamento
¨ Respeitar a identidade e integridade dos sujeitos com quem interage ou opera
¨ Encarar-se enquanto indivíduo como Actor, embora sem desvalorizar o seu papel de observador
C) O Protagonista tem como os seus principais Campos de Oportunidade:
¨ O Associativismo Juvenil é uma das formas de expressarmos os nossos ideários
¨ Práticas de Educação para a Cidadania
¨ Promoção do Desenvolvimento Local
¨ Divulgação das Causas e Projectos Juvenis
¨ Programa Juventude em Acção
¨ Programas Nacionais de Apoio aos Jovens
¨ Produção de Conhecimento na Área juvenil
¨ A Escola também como espaço de Educação Não-Formal
¨ Participação Democrática
¨ Participação e Produção Cultural
¨ Grupos informais de intervenção local (Ex.: grupos informais da PASEC)
¨ Metodologias participativas como forma de mobilização das comunidades juvenis
Esta dinâmica enquadrou-se nos objectivos centrais da PASEC, a promoção do Protagonismo Juvenil e da Animação SocioCultural e contou com 27 Animadores de 7 distritos do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...