Pular para o conteúdo principal

PASEC organiza mais uma Feira de Jogos Intercultural...






A PASEC, em parceria com o MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), organizou mais uma Feira de Jogos Intercultural, esta na sua 4ª edição.
A Feira teve lugar a 15 de Junho, em São Salvador de Briteiros, no Auditório da Casa do Povo de Briteiros e contou com mais de 100 participantes, entre crianças, adolescentes, animadores e encarregados de educação.

A Feira era composta por quatro jogos gigantes e duas oficinas temáticas. Da parte dedicada aos jogos constavam: “Lusíadas de Hoje”, “Interculturalidades”, “Puzzle Europa” e o “Yupipólio”. Na parte das Oficinas, a Feira contou com uma Oficina de Artes Marciais (Shotokan) e outra de Multimédia, que, entre outras iniciativas, contou com um Campeonato da Europa de futebol em PC Portátil.

A Feira serviu, igualmente, para comemorar o dia do MIDADE (Movimento Internacional de Apostolado de Adolescentes e Crianças). As actividades abriram com dois filmes, um sobre o universo PASEC e outro sobre a dimensão intercultural do MAAC. Seguiu-se uma demonstração de Artes Marciais e algumas palavras de alguns dos parceiros envolvidos na iniciativa.
Estiveram presentes na Feira os grupos da PASEC de Famalicão (3 grupos) e Guimarães e os grupos do MAAC de Braga, Famalicão e Guimarães.

As actividades prosseguiram com uma encenação da animadora Sara Monteiro, do grupo SER da PASEC de Famalicão e a entrega dos prémios a todos os participantes. No final, as crianças e adolescentes que participaram, tiveram a oportunidade de se pronunciarem sobre a actividade: “...esta actividade serviu para percebermos as diferenças entre as várias culturas, e como, apesar de tão diferentes, podem ser tão iguais...” (Júnior, 13 anos, Braga); “...foi uma tarde muito divertida...é engraçado perceber como vivem outros adolescentes e seu tipo de cultura...” (Carlos, 13 anos, Famalicão).

Esta iniciativa estava enquadrada no plano de acção do Projecto “Nova Fórmula”, do Programa Juventude em Acção e na Campanha “Pelo Diálogo Intercultural”, coordenado pela PASEC e apoiado pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção.

No final de mais uma iniciativa, o Presidente da PASEC, Prof. Abraão Costa, agradeceu a colaboração de todos e lançou um desafio para que a 5ª edição da Feira de Jogos Intercultural superasse a edição de 2008. A Coordenadora Pedagógica da iniciativa, Elisabete Faria, animadora da PASEC de Famalicão, congratulou-se com o sucesso da iniciativa e com a aderência do público juvenil envolvido.

Esta iniciativa teve o apoio da Casa do Povo de Briteiros, do Lar de Jovens das Oficinas de São José em Braga e da YUPI – Grupo Informal de Jovens de Famalicão.

Comentários

Anônimo disse…
Foi sem dúvida uma grande iniciativa, que envolveu muitos grupos de crianças e adolescentes do MAAC e PASEC.
É bom constatar que a diferença existe e que é necessária ao desenvolvimento pessoal e social de todos nós...
Um abraço da Cavaleira Furão, Bet@
Anônimo disse…
Gostei tantoo :)

São cada vez melhores :D

pena a chuva [mais uma vez]

^^

beijinho
Anônimo disse…
Foi muito divertido,engraçado e em cada jogo havia sempre uma finalidade.O grupo novidede espera que fassam mais actividades destas.Até à próxima!!!
Um abraço do grupo novidade.
Anônimo disse…
è bom perceber que as iniciativas continuam a crescer
continuação de um grande trabalho
Anônimo disse…
o convivio com as crianças foi, espectacular!!! é mt importante para as crinaças estas iniciativas e claro q para os mais velhos e sempre divertido estar com elas...
Foi muito divertido...
Para o ano há mais!!!

beijo Su
Anônimo disse…
Espero e que para o ano nao chova e se possa fazer as actividades para o ano que estao ha muito agendadas!

Neblina

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...