Pular para o conteúdo principal

Sábado, 10 Novembro 2007 - Apresentação Pública da PASEC






A PASEC – Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais, apresentou-se em Cerimónia Pública, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, no passado dia 12 Outubro, pelas 18h30m.
A Cerimónia foi presidida pelo Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira. Estiveram presentes todos os Núcleos da PASEC e as principais entidades parceiras da Plataforma, com especial destaque para a Associação de Moradores das Lameiras, representada pelo seu Presidente, Sr. Jorge Faria, e para a Casa do Povo de Briteiros, representada pela Prof. Maria do Carmo.


A sessão abriu com a Encenação «Preto e Branco em Guerra», a que se seguiu o discurso de abertura do Vice-presidente, o Animador Bernardo Miranda. Este acentuou que o Projecto de PASEC é um projecto de Animação SocioCultural, que mais do que técnicas de animação pretende «permitir a todos os jovens e crianças da organização a oportunidade de fazer a diferença, escolhendo em liberdade o papel que querem desempenhar». Bernardo Miranda fez ainda referência ao ideal PASEC: «Tudo por um ideal diferente». Seguiu-se a intervenção da estudante de Acção Social Elisabete Faria, Coordenadora do Núcleo Grupo SER (Sabedorias E Rituais), que referiu o Grupo SER «como um grupo de pessoas diferentes, que encontram na diferença a razão para se unirem e darem forma aos seus propósitos».
Seguiu-se a estreia da Curta-Metragem «Dos Cavaleiros à PASEC», que contava a história da organização, desde a sua formação enquanto Grupo Informal até à constituição da PASEC no que ela é hoje. Entretanto interviu Alberto Fernandes, Coordenador do Núcleo de Guimarães – Briteiros (Os Cavaleiros Nova Fénix), que apresentou o grupo, os seus elementos, fazendo a referência de que este era um grupo de jovens que se gostava de divertir, de estar presente e assumir a responsabilidade de intervir social e comunitariamente. Terminou a sua intervenção com uma palavra para o Presidente da PASEC e Animador do Grupo, Abraão Costa, relembrando o seu papel coordenador e sobretudo «o animador que hoje não é mais que um amigo».


Entretanto seguiu-se a estreia de uma 2ª Curta-Metragem, a «Somos Animação SocioCultural». Nela estavam retratados e vincados os objectivos e campo de acção da PASEC.

Depois o Presidente da PASEC, o Prof. Abraão Costa, apresentou os Corpos Gerentes da PASEC para o Biénio 2007/2009: na Direcção como Presidente, o já referido, Dr. Abraão Costa, Investigador e Animador, Licenciado em Animação Socioeducativa e a terminar o Mestrado em Animação SocioCultural e Associativismo, é actualmente Director do Curso de Animação SocioCultural e Docente da Cooperativa de Ensino Didáxis; como Vice-Presidente, o Animador SocioCultural e responsável pelo Grupo Juvenil SER, Bernardo Miranda; como Secretária está a estudante de Animação SocioCultural Patrícia Campos; a Tesoureira a estudante de Animação SocioCultural Samanta Monteiro; os vogais Sara Oliveira, a Dra. Raquel Silva (Socióloga) e Franclim Rocha; na Mesa Assembleia Geral ficou a presidir a Dra. Natália Ferreira (Assistente Social), na Vice Presidência ficou a Animadora Daniela Machado e a Secretário ficou Alberto Fernandes, responsável do Grupo Juvenil Nova Fénix; a presidir ao Conselho Fiscal ficou a Dra. Carla Carvalho (Educadora Social na Associação de Moradores das Lameiras), a Vice-presidente ficou a estudante de Animação SocioCultural Sara Abreu e a Secretário ficou José Luís Leite.
Entretanto, Abraão Costa apresentou as principais linhas de orientação da PASEC para o próximo biénio, bem como o Plano de Acção. Tendo como tema principal a «Interculturalidade» e a promoção do Protagonismo Juvenil e Animação Socioeducativa e Cultural, a PASEC irá assentar a sua acção em três quadrantes: a Formação de Animadores, com mais de 10 iniciativas que atingiram mais de 100 animadores; a Formação e Potenciação de Grupos de Crianças e Jovens com mais de 30 sessões de Oficinas e Ateliers Temáticos, mais de 50 sessões de reflexão, reunião e avaliação e mais de 10 Campos de Férias, Formação e Trabalho, atingindo uma população alvo superior a 500 adolescentes e jovens e mais de 200 crianças; e a Cooperação Internacional através da articulação com o Junior La Rioja Espanha e do Encontro Transnacional para a Interculturalidade em Agosto de 2008.


Seguiram-se duas homenagens, à Associação de Moradores das Lameiras e à Casa do Povo de Briteiros e os discursos dos principais parceiros. O Presidente da Associação de Moradores das Lameiras salientou o facto de a génese da PASEC serem jovens oriundos das Lameiras, ao mesmo tempo que manifestou o seu orgulho pela AML poder fazer parte deste momento. A Prof. Maria do Carmo, em representação da Casa do Povo de Briteiros, salientou o trabalho do Presidente da PASEC, Dr. Abraão Costa e desejou as maiores felicidades para a acção futura da organização. O Vereador da Juventude, da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira, reiterou que numa altura em que os índices de participação juvenil em Portugal são cada vez menores, contra todas estes indícios, surge a PASEC, a qual convidou publicamente para integrar o Conselho Municipal da Juventude.


A sessão fechou com a Encenação «O legado do Guerreiro», do 12º ano de Acção Social da Cooperativa de Ensino Didáxis. O Presidente da PASEC encerrou a sessão agradecendo a presença de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...