Pular para o conteúdo principal

”ARRISCA CONSEGUIR MUDAR O MUNDO…” FOI O LEMA DA AIJ 2023.24



Partindo da ideia “Arrisca conseguir mudar o mundo…“, teve lugar em Mafra a Assembleia Internacional Juvenil 2023.24, organizada pela PASEC e apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e que envolveu vários países europeus.

Foram cerca de quarenta os jovens delegados eleitos que ao longo de vários dias puderam discutir os conceitos de “território sustentável” e “protagonismo juvenil” tendo como ponto de partida os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas.

O encontro de formação internacional teve a sua base de trabalho em Mafra, mas com atividades nas localidades da Lourinhã, Queluz e Ericeira. O programa de trabalho foi todo feito em interação com a comunidade. O encontro abriu com uma reflexão acerca do Protagonismo Juvenil na sua relação direta com a Educação para a Sustentabilidade. O resto do programa teve a maior parte das suas ações em ambiente de natureza aproveitando todo o potencial de locais como a Tapada de Mafra, as praias Costa Oeste e o Parque Natural de Sintra/Cascais.

Do programa fizeram parte eventos de partilha de boas práticas internacionais com recurso a meios digitais.

As reflexões e trabalhos foram à volta de quatro temas concretos: Qual o meu papel de jovem protagonista na era das alterações climáticas? O que é um território sustentável? Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de ações concretas; A ideia utópica de um território sustentável.

De todo o trabalho de reflexão levado a cabo pelos jovens delegados saiu um documento orientador com conclusões finais que refere que “o protagonismo dos jovens na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável não pode ser mais um objetivo, é o presente feito com ações concretas se ainda queremos ir a tempo de poder chamar ao nosso planeta “de casa comum””. O documento refere ainda o principal desafio para o futuro imediato é construir plataformas de participação e decisão que possibilitem aos jovens reais oportunidades de participação nas decisões relativas às questões ambientais e da natureza que determinarão os próximos trinta anos.

A Assembleia Internacional Juvenil é um dos maiores fóruns de debate e reflexão acerca das causas do Protagonismo Juvenil em Portugal já com mais de dez anos. Foram dias de intensa discussão, teste de metodologias de educação não formal inovadoras e eventos multiplicadores de âmbito artístico e comunitário que envolveram mais de 200 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor