O Geo International Camp
2022 envolveu mais de 40 jovens agentes educativos que operam com jovens em
situação de risco, nomeadamente jovens que não trabalham, não têm emprego e não
estão em formação (também denominados jovens NEET), na discussão e teste de novas
ferramentas pedagógicas de educação não formal e pedagogia participativa que
possibilitem a capacitação, inclusão e empregabilidade de jovens em situação de
exclusão.
Com base na Covilhã, na Serra da Estrela, a atividade
de caráter internacional pretendeu dotar os jovens agentes educativos
envolvidos de novas abordagens de envolvimento social de jovens NEET. Foram
realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de
empregabilidade à distância e através de meios digitais, acerca de novas
estratégias de mobilidade social centradas no acompanhamento personalizado dos
jovens NEET com o envolvimento das famílias e ainda sessões de trabalho
temático que envolveram a demonstração, teste e validação de novas técnicas de
simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.
A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros
internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. No final
dos trabalhos todos os participantes foram certificados.
Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta
ação internacional de educação não formal pretendeu formar “agentes educativos
que de forma concreta trabalham com jovens NEET”. Lembrou que a PASEC opera,
neste momento, com mais de 140 jovens NEET e que esta ação de formação internacional
pretendeu também dar resposta direta às necessidades destes, desenhando novas
estratégias que possibilitem o seu rápido regresso ao sistema de ensino e
formação ou a sua futura empregabilidade.
Durante os dias de trabalho os participantes estiveram
divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador
experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio
diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada
desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As
competências que se pretendiam capacitar eram a comunicação assertiva, a gestão
de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia
e a noção de projeto de vida.
Alguns dos jovens agentes educativos presentes foram
em tempos, também eles, jovens NEET.
Os jovens agentes educativos formados trabalham de
forma direta com mais de 280 jovens em situação de exclusão, sendo uma parte
importante deles jovens que não estão integrados em qualquer situação de
formação e se encontram desempregados.
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