Pular para o conteúdo principal

AIJ 21.22 JUNTA MAIS DE 1200 JOVENS PARA ENCONTRAR “NOVAS FORMULAS PARA MUDAR O MUNDO…”

 


A Assembleia Internacional Juvenil 21.22 arrancou com toda a força. Os primeiros 15 dias de trabalho foram repartidos por Portugal (Famalicão e Braga) e Espanha (Logrõno e Burgos) tendo como pano de fundo o tema “Novas fórmulas para mudar o mundo”. Foram mais de 1200 os jovens que participaram presencialmente e online nas várias iniciativas realizadas até ao momento.

Entre 18 e 23 de dezembro tiveram lugar mais de 50 sessões de trabalho cooperativo que juntaram mais de 600 jovens presencialmente. Foram debatidos o quadro de competências sociais associados aos jovens líderes e realizadas dinâmicas de grupo de “troca e partilha dos melhores poderes e qualidades” do quadro de competências de cada um dos jovens envolvidos.

A partir de 26 de dezembro, em Famalicão, iniciaram-se as semanas de formação internacional que envolvem jovens delegados de Portugal, Espanha e Itália que refletiram sobre o tema "Novas fórmula para mudar o mundo…” através do subtema “Escolhe o filme que faz a tua vida...". Estiveram envolvidos 40 jovens delegados presencialmente e mais de 500 jovens online. Embora adaptando as dinâmicas à nova realidade pandémica, foi possível desenvolver um intenso programa de educação não formal em condições de segurança.

A PASEC organiza entre 15 dezembro 2021 e março de 2022 a Assembleia Internacional Juvenil 2021, organização conjunta entre a PASEC, Clube UNESCO para a Diferença Intercultural, SBI de Itália e JEDAIS de Espanha, e apoiado pelo Programa Erasmus +. 

A Assembleia Internacional Juvenil é uma das atividades com marca PASEC. Começou por ser à escala europeia e evoluiu para um projeto de Lusofonia e cooperação europeia e iberoamericana. Nasce na sequência dos projetos Nova Fórmula, desenvolvidos pela PASEC entre 2007 e 2012, que tinham como objetivo promover a Democracia Participativa e Protagonismo Juvenil ao nível europeu. Tornou-se num fórum, que por etapas, tem passado por dezenas de países, aprofundando através das expressões artísticas e reflexão crítica as principais temáticas da atualidade com implicação direta na vida dos jovens. Já foram abordadas temáticas tão variadas como os Objetivos do Milénio, o Desemprego Jovem, as Novas Formas de Democracia, entre outros. Já tivemos participantes de quatro continentes de países tão variados como a Rússia, Brasil, Cabo Verde, Turquia, Lituânia, Angola ou Guiné Bissau. O tema deste ano é "Novas Fórmula para mudar o Mundo - Escolhe o filme que faz a tua vida..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor