Pular para o conteúdo principal

SIGNUM GAMES JUNTAM MAIS 500 PARTICIPANTES

 


Foram mais de 500 as crianças e jovens que deram forma aos Signum Games 2021 - Feira de Jogos, atividade que abriu o Festival Signum 2021, que celebra o 19º aniversário da PASEC.

A atividade contou com a presença do Presidente do Município de Famalicão Dr. Mário Passos, da Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo, do Dr. Joaquim Freitas pelo Programa Erasmus + e pela Dra. Célia Cunha do IPDJ.

Teve lugar no passado sábado, dia 16 outubro pelas 14 horas no Seminário dos Combonianos de Famalicão (em Santiago de Antas).

O evento abriu com o espetáculo “Dualidades”, protagonizado pela Companhia de Dança Arena da PASEC e pela Companhia de Música ADV da PASEC. Seguiu-se a intervenção da Dra. Célia Cunha do IPDJ, que recordou o percurso da PASEC enquanto associação juvenil de referência nas áreas da inclusão e empreendedorismo juvenil. Por sua vez, Joaquim Freiras, pelo Programa Erasmus +, desafiou os jovens presentes a envolverem-se nas oportunidades geradas pelos programas europeus. Por fim, o Presidente do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, evocou a PASEC como uma “referência internacional” no trabalho de capacitação e inovação social com jovens e na área da Educação Não Formal.

Teve então lugar a Feira de Jogos dividida por 8 postos de jogo. Os jogos tiveram por base o tema da Cidadania Global e foram concebidos para serem jogados em equipa. Para além de assinalar os 19 anos da PASEC, este evento pretendeu também assinalar a Educação para a Cidadania Global como forma de abrir pontes para um futuro onde todos podem “escolher ser diferentes…”.

Estiveram crianças de jovens de 7 distritos de Portugal Continental

O evento foi também o momento que assinalou mais um ato eleitoral da PASEC para o quadriénio de 2021/2025.

O Festival Signum 2021 continua durante toda a semana, com mais de 40 eventos que pretendem envolver presencialmente mais de 2300 participantes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2012" que chega a mais de 250 jovens

Como já acontece à três anos a esta parte a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2012", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Figueira da Foz, Coimbra, Braga em Portugal, em Gorlla em Itália e nos arredores de Varsóvia, na Polónia. O modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa e da Democracia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar entre os dias 10 e 20 Junho de 2012 e o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 26 de Junho. Tendo como ponto de partida a temática da "Democ

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,