Pular para o conteúdo principal

GRUPO SER APRESENTA-SE AO MUNDO COM PROJETO ALTERNATIVE NETWORK

 


Os SER – Saber, Educar e Realizar são um novo grupo juvenil dedicado às causas da Educação Não Formal e Desenvolvimento Sustentável que se apresentam à comunidade através do seu primeiro projeto internacional apoiado pelo Programa Erasmus +, o Alternative Network..

O Alternative Network pretende envolver os jovens com poucas oportunidades, nomeadamente os desempregados, na estratégia global de levar à prática os novos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030). Pretende dar resposta a dois ODS 2030: o objetivo 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e o objetivo 8 que pretende promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

De acordo com estes dois objetivos o objetivo central do AN - Alternative Network passa por promover um novo modelo de Pedagogia Participativa e Colaborativa como forma de capacitar para a participação cidadã os jovens trabalhadores em situação de precariedade e jovens desempregados de longa duração que, devido à desregulação do mercado de trabalho, estão completamente afastados das plataformas de participação e envolvimento juvenil no campo político, social e comunitário. Noutro quadrante, pretende capacitar os Técnicos de Juventude e Agentes Educativos que trabalham com estes jovens ao nível deste novo modelo pedagógico centrado nos indicadores FIB (Felicidade Interna Bruta) tendo como ponto de partida a Quarta Revolução Industrial.

Segundo as palavras do Coordenador do Grupo, Pedro Inocêncio, “o modelo que preconizamos e idealizamos passa por cima dos indicadores convencionais e recentra o processo de desenvolvimento psicossocial na realidade concreta do jovem, sem, no entanto, descurar o mercado de trabalho global assente na competitividade, na produtividade e meritocracia”.

O projeto centra a sua ação em duas mobilidades internacionais. A primeira teve lugar em Varese Itália. Também tiveram lugar trabalhos na zona da Lombardia. Em Portugal o projeto centra atenções no Vale do Ave, no Gerês e na Covilhã.

A primeira mobilidade foi dedicada a Técnicos de Juventude e teve como designação Survival Camp – Alternative Network.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

“SÃO ESTES OS JOVENS QUE VÃO MUDAR O MUNDO…” FOI A MENSAGEM DO PLANO DE COMBATE 2023 DA PASEC

  “São estes os jovens que vão mudar o mundo” foram as palavras do Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, durante a final do concurso internacional de ideias Plano de Combate 2023, promovido pela PASEC no passado dia 5 de maio de 2023, em Seide, Famalicão, no auditório da Casa Museu Camilo Castelo Branco. Perante mais de 350 participantes entre jovens participantes e plateia, o evento contou ainda com a participação do Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, que elogiou os jovens presentes com as palavras “vocês são excecionais”. Por sua vez, a Diretora Adjunta do Programa Erasmus +/Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, Dra. Joana Lima, elogiou o percurso da PASEC e a capacidade da organização de promover o verdadeiro protagonismo juvenil. Estiveram ainda na sessão o Vereador da Cultura, Desporto e Associativismo do Município de Famalicão, Dr. Pedro Oliveira, e o Vice-Presidente da FNAJ, Fernando Vieira, entre outras dezenas de