Pular para o conteúdo principal

CAMPO ESCOLA TEMPOS DE AVENTURA CHEGA A MAIS DE 320 JOVENS

 




Foi entre 1 e 17 julho de 2021 o Campo Escola de Educação Não Formal “Tempos de Aventura 2021” promovido pela PASEC em parceria com o Município de Famalicão, os Agrupamentos de Escolas do concelho de Famalicão e vários parceiros internacionais.

Foram 322 os jovens que participaram nas várias semanas de formação, capacitação e “coworking”. Os participantes estiveram divididos por equipas de trabalho e polos de intervenção de modo a respeitar todas as regras estabelecidas pela Direção Geral de Saúde em tempos de Pandemia COVID 19.

Os participantes tiveram idades entre os 7 e os 23 anos. Através de abordagens de trabalho cooperativo, os vários grupos de trabalho juvenis foram levados a desenhar projetos de intervenção comunitária alicerçados em 4 pilares: primeiro tinham de identificar as fontes e raízes dos grandes problemas das suas comunidades, nomeadamente aqueles que os afetavam diretamente; segundo tinham de identificar os seus poderes/qualidades e de que forma eles podiam servir a comunidade; terceiro, fundiram os diagnósticos que formularam, os poderes que identificaram em si próprios e desenharam pequenos planos de ação; por fim refletiram e apresentaram as ações que idealizaram. Os temas deste ano direcionaram-se ao “Desenvolvimento Sustentável”, a “Resposta Pós Pandemia” e a “Cidadania Global”.

Pelo meio tiveram lugar atividades de natureza, desportos radicais e muitas dinâmicas de interação com a comunidade.

O projeto teve também lugar em Espanha e em Itália. Entre outros, os participantes tiveram ainda a hipótese de experimentar momentos de Artes Performativas como forma de reflexão, explorar paisagens desconhecidas no Parque Nacional da Penada Gerês, conhecer diversas associações culturais e experimentar momentos de Meditação e Simbologia Grupal.

Os Tempos de Aventura 2021 tiveram integrados no Programa Acompanhar do Município de Famalicão e tiveram ainda o apoio de parceiros internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2012" que chega a mais de 250 jovens

Como já acontece à três anos a esta parte a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2012", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Figueira da Foz, Coimbra, Braga em Portugal, em Gorlla em Itália e nos arredores de Varsóvia, na Polónia. O modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa e da Democracia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar entre os dias 10 e 20 Junho de 2012 e o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 26 de Junho. Tendo como ponto de partida a temática da "Democ

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,