Pular para o conteúdo principal

JOVENS DISCUTEM A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NAS REGIÕES PERIFÉRICAS (CONCLUSÕES DA SEMANA DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL DO ANIMA 2021)





Foi em Espanha, mais precisamente nas regiões de Lanzarote e Cantábria, que teve lugar o encontro internacional de formação de jovens líderes e agentes educativos no âmbito do ANIMA 2021 (Encontro Internacional de Animação Sociocultural) e projeto Geo Equity, apoiado pelo Programa Erasmus +.

No centro da discussão esteve a igualdade de oportunidades entre jovens que habitam nas regiões periféricas (como ilhas ou regiões interiores de baixa densidade) e as chamadas regiões de grande densidade populacional e do litoral.

Com várias dezenas de jovens envolvidos, os participantes refletiram acerca das fronteiras que os dividem, das certezas que não passam de crenças e da forma como olhamos para conceitos como “controlo” e “propriedade”.

Os trabalhos pretenderam ser mais uma etapa do projeto Geo Equity. Este assenta numa resposta integrada do ponto de vista da promoção de redes colaborativas com base em dinâmicas de educação não formal de combate à xenofobia, preconceito e falta de solidariedade para com os jovens migrantes.

Ao mesmo tempo, os parceiros têm trabalhado em projetos comuns que possibilitem não só a integração de jovens migrantes, mas a capacitação e envolvimento social dos jovens que habitam nas ultraperiferias e interior nas suas regiões de origem utilizando os recursos já existentes.

O Geo Equity gerou a primeira Rede Europeia Colaborativa de Jovens de Comunidades Migrantes e das Regiões Periféricas.

Este projeto envolve mais de 180 jovens de forma direta, na sua maioria jovens com menos oportunidades, oriundos de comunidades migrantes, minorias, jovens NEET e uma parte importante que habita em regiões ditas periféricas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

SIGNUM GAMES 2023 VIAJAM PELOS 5 CONTINENTES

  Com mais de quatro centenas de participantes, a Signum Games 2023 - Feira de Jogos Intercultural, teve lugar no Parque da Devesa em Famalicão no passado dia 17 de junho. O tema deste ano foi “Uma Viagem, 5 Continentes”. O Signum Games 2023, festival intercultural que anuncia o início das comemorações do 21º aniversário da PASEC, pretendeu também assinalar a Educação para a Cidadania Global como forma de abrir pontes para um futuro onde todos podem “escolher ser diferentes…”. No evento estiveram centenas os jovens de 5 distritos de Portugal Continental e de mais de uma dezena de nacionalidades. Integrada no plano de ação do projeto Eurobairro E8G do Programa Escolhas do Ato Comissariado para as Migrações, a atividade contou com a participação da representante do Programa Escolhas, Sandra Martins, do Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos e da Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo. Neste âmbito Mário Passos teve oportunidade de visitar todos os