Pular para o conteúdo principal

ANIMA WEB 2021 ENVOLVE MAIS DE 4700 PARTICIPANTES


O ANIMA Web 2021- Encontro Internacional de Animação Sociocultural envolveu mais de 4700 participantes, 1591 só nas quase três dezenas de masterclasses online. Foram mais de 3200 os espectadores dos três espetáculos online que tiveram lugar nas noites de 25,26 e 27 de março.

Com o objetivo de promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social, o tema deste ano é "Na Rota da Cidadania Global".

As masterclasses tiveram como ponto de partida o tema “A minha missão como Cidadão do Mundo”. Foram momentos de exposição e reflexão em que o “Mestre Cidadão do Mundo” convidado partilhava a sua visão daquela que era sua responsabilidade de cidadão global a partir do seu testemunho de vida. Destaque para as masterclasses de Stefano Bottelli de Itália, Mário Viche de Espanha, de Vitor Dias, Diretor do IPDJ, Joaquim Freitas, Secretário Europeu dos Escuteiros ou Jacinto Jardim, Investigador. Para além dos especialistas internacionais, os “Mestres Cidadãos do Mundo” convidados passaram por jovens inspiradores que partilharam as suas experiências de voluntariado internacional ou projetos de cooperação transnacionais.

Os três espetáculos online tiveram como temas “Rotas do Tempo..." no dia 25.3, "Rotas do Silêncio..." no dia 26.3 e "Rotas do Vento e do Trovão..." no dia 27.3. Foram protagonizados pelas Companhias Artística da PASEC, os ADN (Teatro), Arena (Dança e Expressão Corporal) e ADV (Música). Pretenderam, do ponto de vista das artes performativas, contar a história de jovens que pretendiam denunciar um mundo que se havia esquecido da sua interdependência e herança intercultural e que se havia deixado entregar ao egoísmo, xenofobia, racismo e erradicação dos mais importantes ecossistemas.

O ANIMA, um dos maiores eventos europeus de Animação Sociocultural e Educativa, na sua versão online de 2021, ultrapassou as estimativa inicialmente esperadas, mas não se ficará por aqui. Fechará, já em versão online e presencial, se a situação pandémica permitir, entre os meses de abril e maio. Estão previstas as atividades de caráter concursal e presencial que incluem o concurso “Plano de Combate 2021”, sobre ideias de projetos de promoção do bem comum que envolverá mais de 890 jovens e encontros de cooperação e formação internacional.

O Anima Web 2021 teve o apoio do Programa Erasmus + através do Projeto Geo Equity.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

“SÃO ESTES OS JOVENS QUE VÃO MUDAR O MUNDO…” FOI A MENSAGEM DO PLANO DE COMBATE 2023 DA PASEC

  “São estes os jovens que vão mudar o mundo” foram as palavras do Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, durante a final do concurso internacional de ideias Plano de Combate 2023, promovido pela PASEC no passado dia 5 de maio de 2023, em Seide, Famalicão, no auditório da Casa Museu Camilo Castelo Branco. Perante mais de 350 participantes entre jovens participantes e plateia, o evento contou ainda com a participação do Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, que elogiou os jovens presentes com as palavras “vocês são excecionais”. Por sua vez, a Diretora Adjunta do Programa Erasmus +/Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, Dra. Joana Lima, elogiou o percurso da PASEC e a capacidade da organização de promover o verdadeiro protagonismo juvenil. Estiveram ainda na sessão o Vereador da Cultura, Desporto e Associativismo do Município de Famalicão, Dr. Pedro Oliveira, e o Vice-Presidente da FNAJ, Fernando Vieira, entre outras dezenas de