Pular para o conteúdo principal

FEIRA DE JOGOS INTERCULTURAL 2020 JUNTA MAIS DE 360 JOVENS

 

Divididos por 23 postos diferentes por toda a cidade de Famalicão foram mais de 360 as crianças e jovens que participaram na Feira de Jogos Intercultural 2020.

Respeitando as regras instituídas pelas Autoridades de Saúde em tempos de Covid 19 foi possível, pela 20ª vez, dar corpo à Feira de Jogos Intercultural 2020. Este ano o tema foi "As 4 Faces da Interculturalidade". Através de um jogo de cartas gigante preparado para efeito, e divididos por grupos de competição, os participantes puderam através do Teatro, Mímica, Desenho e Debate mostrar a forma como percebem, vivem e interpretam a realidade intercultural dos nossos dias.

A atividade aconteceu em simultâneo nos Complexos de Habitação Social das Lameiras e Cal, no Pavilhão Municipal de Calendário, na Casa das Ideias da PASEC, no Centro de Atividades Ocupacionais da AFPAD e noutras localizações da cidade no sentido de evitar ajuntamentos e permitir a participação do máximo de jovens e crianças possível.

O tema “As 4 Faces da Interculturalidade” pretendeu estabelecer um paralelo entre as várias formas de ver a realidade multicultural e intercultural dos nossos dias. O Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, referiu que “a feira deste ano pretendeu demonstrar, através do jogo simbólico, que um mesmo problema tem muitas formas de ser interpretado e é sempre uma nova oportunidade de testar novas abordagens e formas de o resolver”.

Este, segundo as palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, “mais um momento que permitiu destacar a Educação Intercultural e o Diálogo Intercultural como um dos pilares da nossa sociedade”

Esta iniciativa inicia a comemoração por parte da PASEC dos seus 18 anos de vida e esteve integrado no plano de ação do Projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor