Pular para o conteúdo principal

PASEC LANÇA LIVRO RADAR DA PARTICIPAÇÃO JUVENIL

PASEC lança Livro Radar da participação juvenil


A PASEC lançou mais uma obra pedagógica, o Livro “Radar da Participação Juvenil” dirigido a jovens, técnicos de juventude, educadores, animadores e outros agentes educativos sobre as formas de participação juvenil inteligente.

O livro pretende ser um guia pedagógico sobre os novos modelos de participação Juvenil inteligentes que dá particular importância a 3 aspetos centrais: a participação dos jovens com deficiência, jovens oriundos de minorias e refugiados; a participação dos jovens de territórios com baixa densidade populacional; o inovador método de clãs adaptado ao trabalho com jovens em especial risco de exclusão.

O livro foi lançado em multiformato com suporte online, livro e digital para chegar ao maior número de agentes educativos possível.

O livro, lançado internacionalmente, é um dos produtos finais do projeto internacional Radar apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. O projeto permitiu a criação da primeira Rede Transnacional de Territórios Youth Smart City (Cidades Jovens Inteligentes), territórios que envolvem todos jovens nos principais processos de decisão relativos às políticas de juventude que afetam diretamente a sua vida. São territórios que entendem a participação real e efetiva dos jovens nas dinâmicas sociais como forma de combater os flagelos de que são alvo.

O projeto definiu como prioridades o teste e implementação de metodologias inovadoras de participação social que permitam aos jovens com poucas oportunidades reais oportunidades de participação, ação e decisão. O projeto viu a sua continuidade assegurada através da PASEC ADN. Para além do Livro Radar, ficou também disponível uma plataforma online disponível na plataforma web da PASEC.

Ainda ao nível do projeto, este reconheceu como Territórios Youth Smart City Vila Nova de Famalicão, Porto de Mós, Covilhã em Portugal, Diekirch, Echternach e Vlanden no Luxemburgo e Varese em Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2012" que chega a mais de 250 jovens

Como já acontece à três anos a esta parte a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2012", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Figueira da Foz, Coimbra, Braga em Portugal, em Gorlla em Itália e nos arredores de Varsóvia, na Polónia. O modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa e da Democracia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar entre os dias 10 e 20 Junho de 2012 e o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 26 de Junho. Tendo como ponto de partida a temática da "Democ

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,