Pular para o conteúdo principal

PASEC ORGANIZOU A SUA SEGUNDA GALA DE ANIVERSÁRIO


Momento de celebração do 16 aniversário PASEC
A PASEC organizou a sua segunda Gala de e adultos que integram a organização, o Aniversário, desta vez para assinalar o seu 16º aniversário. Com lugar no Hotel Rural da Azenha em Bairro, perante mais de 250 jovens pano de fundo foi a temática “O essencial é invisível aos olhos…”, partindo da história do Principezinho.

A noite abriu com o espetáculo de Expressão Corporal e Dança “Histórias do Essencial jamais revelado…” da Companhia de Expressão Corporal e Dança da PASEC “Arena”. O momento contou histórias de superação de alguns dos jovens da PASEC.

Entretanto os grupos de jovens mais antigos da PASEC, que constituem a Rede Internacional de Grupos Juvenis PASEC In Group, deram o seu testemunho que retratou um pouco da história recente da PASEC. A jovem Angélia Oliveira fez saber :“Muitas vezes andamos perdidos, meio desorientados no meio de tantos caminhos, sem grande certeza por onde devemos ir. Mais do que a escolher caminhos a PASEC ensinou-me a pensar cada um deles e forma como podem mudar ou impactar a minha vida…”

Francisca Mendes, outra das jovens coordenadoras de grupos PASEC acrescentou: “Fiz milhares de quilómetros com os meus companheiros de caminho, vivi aventuras que nunca esquecerei… mas no final do dia o que conta é o ombro amigo que ficou para a vida, o novo sonho que surge depois do outro que acabamos de realizar.”

Ainda neste capítulo, Susana Paiva, ex-Presidente da PASEC, enfatizou: “Mais do que ter encontrado o que me faz feliz estou grata por ter ajudado outros a serem felizes. Já não consigo contar o número de pessoas com que me cruzei e o número de jovens que ajudei a formar, mas nunca me esqueço que ainda está tudo por fazer… e essa parte que ainda está por fazer traz-me ainda mais felicidade porque significa que ainda há mais caminho pela frente.” 

Foram dezenas os autarcas presentes, os líderes e dirigentes das mais variadas organizações num evento que contou ainda com a atuação da Companhia de Música da ca PASEC, os ADV. Durante a noite foram ainda mostrados vários filmes das principais atividades do ano e estreou o documentário “O que é a PASEC?”.

A noite encerrou com a entrega dos Prémios Multiplicadores 2018, que destacam figuras de relevo a nível nacional que se destacaram pelo seu protagonismo na dinamização de processos de inclusão e capacitação juvenil ao nível da Animação Sociocultural e Políticas de Juventude. Os vencedores deste ano foram os Animadores Fábio Faria, Pedro Morais e Sofia Ferreira, as Educadoras Sociais Patrícia Ribeiro e Sara Monteiro e a Criminóloga Tânia Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...

PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”

  Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada. Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade. Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que "cada um é e representa" n...