Pular para o conteúdo principal

PASEC leva projeto New World Formula a 4 continentes

Equipa Técnica da PASEC esteve no Perú a implementar o NWF 



A PASEC fez deslocar ao Perú, à região de Cuzco, entre os dias 13 e 17 de Maio três elementos da sua equipa técnica para apoiar os parceiros locais na implementação do projeto Nova Fórmula Mundial (New World Formula - NWF), apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

Esta foi mais uma fase de implementação da Rede de Parceiros “Development Challenge” através da criação dos espaços “Development Action Labs”. Estes espaços estão traduzidos em grupos informais organizados que têm como objetivos centrais permitir aos jovens experimentar e cimentar as práticas de Democracia Participativa como fator de desenvolvimento a partir de práticas de Educação Não Formal, refletir as temáticas da Participação, do Combate à Pobreza e Exclusão Social e o Desenvolvimento Sustentável e ainda fomentar a Educação para a Cidadania nos meios juvenis desvaforecidos (bairros sociais e zonas rurais desfavorecidas onde o projeto actua).

A Rede de Parceiros “Development Challenge” está a ser implementada na Europa em Portugal, Suiça e Itália, em África em Cabo Verde, na América Latina no Perú e na Ásia na zona de Macau, China. Foram colocados a concurso planos de ação e intervenção local em três categorias diferentes: Participação Democrática dos jovens nas Escolas; Combate à Pobreza e Exclusão Social; Desenvolvimento Sustentável. 

Nos espaços “Development Action Labs” estão envolvidos mais 400 jovens nos 6 países envolvidos no projeto NWF. São espaços geridos por grupos juvenis de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêem nas suas comunidades no contexto político e social. Estes espaços têm como base numa metodologia assente nos pressupostos da Democracia Representativa com um sistema de eleições próprio e com a criação e votação de um plano de ação local.

Na visita ao Perú a equipa técnica da PASEC teve a oportunidade de organizar encontros de trabalho no Centro de Arte Nativa de Cuzco, na Associação de Artesãos e Arte Popular de Cuzco, com os representantes do Município de Cuzco para a área da Educação e Juventude e com estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Cuzco. Por outro lado a equipa visitou as zonas de Urubamba e Pisac onde vários projetos humanitários estão a ser implementados. 

48 horas de voluntariado iniciam ações do Projeto Special Democracy 


Á margem do projeto New World Formula teve início o Projeto Special Democracy centrado nas dinâmicas de Educação para a Cidadania com jovens portadores de deficiência, com necessidades educativas especiais ou em especial risco de exclusão. A este propósito, a PASEC em parceria com a AFPAD, vai realizar as 48 de voluntariado para recuperação dos espaços de apoio aos grupos de jovens e adultos portadores de deficiência do Lar “A Minha Casa” da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência em Vermoim nos dia 25 e 26 de Maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO” LEVA MAIS DE 500 PESSOAS À CASA DE CAMILO

Teve lugar no dia 8 de março, pelas 21h, a segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão”. Depois de mais de duas centenas de espetadores no primeiro espetáculo e mais 90 jovens em palco, a segunda parte voltou a lotar a Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Seide. Foram mais de 80 os jovens em palco e mais de duas centenas os espetadores que não perderam o evento. Nos espetáculos de dia 1 e 8 de março foram mais de 500 os espetadores presentes. Foram dezenas os convidados presentes, entre eles o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira. Este reforçou o papel aglutinador e agregador que a PASEC tem na comunidade e que este espetáculo retratava uma história feita de cidadania, humanidade e muita boa disposição. Elogiou a qualidade do produto final apresentado e congratulou os presentes. Integrado no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, esta segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” contou...

PROJETO EUROPEU “ON THE WAY” PROMOVE O TREINO DE COMPETÊNCIAS DE MAIS 80 LÍDERES JUVENIS

O Projeto europeu “On The Way”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a SBI de Itália, pretendeu adaptar o método de Simbologia Grupal ao treino de competências de liderança a jovens líderes que coordenam ou estão integrados em grupos juvenis. Apoiado pelo Programa Erasmus +, o projeto formou mais de 80 jovens e mais de 40 técnicos de juventude em duas ações de formação internacionais e em mais de 90 sessões de trabalho entre 2022 e 2024. O On The Way pretendeu dotar jovens líderes de comunidades de risco de uma base de competências que lhes permitisse lidar com problemas complexos, ampliar as suas oportunidades de realização e melhorar a sua capacidade de tomadas de decisão nos campos social e vocacional, ao mesmo tempo que serviam de modelo inspirador nas suas comunidades. O projeto lançou um manual pedagógico que chegou a mais de um milhar de agentes educativos. Amplamente disseminado, este manual traçou um perfil de um líder juvenil de grupos juvenis ou em contexto comunitário. A...

ANIMA 2024 TEM INÍCIO COM O ESPETÁCULO “O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO…”

O ANIMA 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já teve o seu início. Só este ano chegará a mais de 3100 participantes diretos. Mantém como objetivos promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social. O tema deste ano é "O Eu, o Nós e a minha melhor versão…”. Sendo um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa, entre os dias 1 março e 20 abril terão lugar dezenas de masterclasses, espetáculos, concursos de ideias exposições e eventos culturais. Com eventos em Portugal, Espanha e Itália, o evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade. O evento de abertura foi dia 1 de março, às 21h00, com o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” em Seide, Famalicão, na Casa de Camilo Castelo Branco perante mais de 300 participantes. Tratou-se de um projeto de cocriação artística que traduziu através da dança, artes visuais, música e teatro a v...