Pular para o conteúdo principal

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2013" para mais de 300 jovens

Como acontece à quatro anos, a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2013", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Coimbra, Braga em Portugal, em Relva , Ilha do Fogo, Cabo Verde e em Marnate em Itália em parceria com a Associação Bem Me Quer, a AFPAD, Associação Juvenil Comunitária de Relva (Cabo Verde), a Casa da Juventude de Guimarães, o Lar de Jovens das Oficinas de São José de Braga e os Giovanni 3d (Itália).
 

Partindo do objetivo central de promover a democracia participativa através do protagonismo juvenil o modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar nos inícios de Maio o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 28 Maio.

Tendo como ponto de partida a temática da "A Outra face da Democracia" o programa integra a Campanha com o mesmo nome ”, integrada no Projeto Special Democracy, coordenado pela PASEC e apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

Este programa centrado em dinâmicas de educação não formal pretende chegar aos jovens em especial risco de exclusão, com necessidades educativas especiais ou com deficiência e que se encontram fora do raio de acção das Escolas, Centros juvenis e parceiros envolvidos directamente no projeto.

Ente Junho e Agosto, meses de vigência do programa, constam as seguintes iniciativas que envolvem mais de 300 jovens de grupos juvenis da PASEC e instituições parceiras: Campo de Sobrevivência na Serra do Gerês; Oficinas de Teatro, Dança Criativa e Simbologia Grupal nos concelhos de Famalicão, Braga e Guimarães; Programa de Animação Desportiva e Cultural em Delães e Relva, Cabo Verde; Fóruns de Cinema e Educação Ambiental em Marnate. Em situações especiais o JPD 2013 prevê uma verba financeira e apoio logístico para instituições parceiras da PASEC no sentido de integrar jovens a quem o JPD não consegue dar resposta.

 Semana “Follow Diference” dá voz ao Cidadão Portador de Deficiência

No âmbito do projeto “Special Democracy” teve lugar entre 25 e 31 de Maio a Semana “Follow Diference” que permitiu, entre outras iniciativas, recuperar parte dos espaços comuns do Lar para pessoas portadoras de deficiência “A minha Casa” da AFPAD através de 48 horas de voluntariado. Os jovens animadores da PASEC puderam experimentar o que é viver o dia a díade uma instituição que acolhe cidadãos portadores de deficiência ou incapacidade, interagir com os seus técnicos e criar pequenas dinâmicas de interação com os mesmos. Esta semana permitiu ainda preparar os Jogos da Diferença 2013, a ter lugar no próximo dia 9 de Junho, pelas 14 horas, no Lar “Aminha Casa” em Vermoim, Famalicão. Estas iniciativas são apoiadas pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO” LEVA MAIS DE 500 PESSOAS À CASA DE CAMILO

Teve lugar no dia 8 de março, pelas 21h, a segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão”. Depois de mais de duas centenas de espetadores no primeiro espetáculo e mais 90 jovens em palco, a segunda parte voltou a lotar a Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Seide. Foram mais de 80 os jovens em palco e mais de duas centenas os espetadores que não perderam o evento. Nos espetáculos de dia 1 e 8 de março foram mais de 500 os espetadores presentes. Foram dezenas os convidados presentes, entre eles o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira. Este reforçou o papel aglutinador e agregador que a PASEC tem na comunidade e que este espetáculo retratava uma história feita de cidadania, humanidade e muita boa disposição. Elogiou a qualidade do produto final apresentado e congratulou os presentes. Integrado no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, esta segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” contou...

PROJETO EUROPEU “ON THE WAY” PROMOVE O TREINO DE COMPETÊNCIAS DE MAIS 80 LÍDERES JUVENIS

O Projeto europeu “On The Way”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a SBI de Itália, pretendeu adaptar o método de Simbologia Grupal ao treino de competências de liderança a jovens líderes que coordenam ou estão integrados em grupos juvenis. Apoiado pelo Programa Erasmus +, o projeto formou mais de 80 jovens e mais de 40 técnicos de juventude em duas ações de formação internacionais e em mais de 90 sessões de trabalho entre 2022 e 2024. O On The Way pretendeu dotar jovens líderes de comunidades de risco de uma base de competências que lhes permitisse lidar com problemas complexos, ampliar as suas oportunidades de realização e melhorar a sua capacidade de tomadas de decisão nos campos social e vocacional, ao mesmo tempo que serviam de modelo inspirador nas suas comunidades. O projeto lançou um manual pedagógico que chegou a mais de um milhar de agentes educativos. Amplamente disseminado, este manual traçou um perfil de um líder juvenil de grupos juvenis ou em contexto comunitário. A...

ANIMA 2024 TEM INÍCIO COM O ESPETÁCULO “O EU, O NÓS E A MINHA MELHOR VERSÃO…”

O ANIMA 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já teve o seu início. Só este ano chegará a mais de 3100 participantes diretos. Mantém como objetivos promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social. O tema deste ano é "O Eu, o Nós e a minha melhor versão…”. Sendo um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa, entre os dias 1 março e 20 abril terão lugar dezenas de masterclasses, espetáculos, concursos de ideias exposições e eventos culturais. Com eventos em Portugal, Espanha e Itália, o evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade. O evento de abertura foi dia 1 de março, às 21h00, com o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” em Seide, Famalicão, na Casa de Camilo Castelo Branco perante mais de 300 participantes. Tratou-se de um projeto de cocriação artística que traduziu através da dança, artes visuais, música e teatro a v...