Pular para o conteúdo principal

Fóruns “Participação Juvenil na Democracia” - Encontro "Ser Grupo PASEC..."




A PASEC organizou entre 20 de Agosto e 4 de Setembro de 2009 os Fóruns “Participação Juvenil na Democracia” no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Com dezenas de jovens envolvidos, decorreram encontros de crianças e adolescentes, actividades de reflexão e debate e encontros entre os vário grupos de jovens envolvidos com decisores políticos e institucionais dos vários quadrantes.
Os principais dias de actividade tiveram lugar entre 20 e 22 de Agosto na Quinta da Costa, Mouquim, Famalicão com o Encontro para as Crianças e Adolescentes com o tema “Ser Grupo…” onde existiram diversas dinâmicas e actividades que foram desenvolvidas em torno desta temática. Este encontro tinha como principais objectivos a formação de lideranças juvenis e proporcionar a jovens em situação de risco oportunidades de intervenção e participação numa perspectiva social e política.
Desta forma no primeiro dia, após a recepção do grupo, realizaram-se dinâmicas de apresentação e jogos de confiança de modo a estabelecer o mútuo conhecimento entre todos os participantes envolvidos.
Depois foram criados os vários grupos de trabalho. Cada equipa teve de criar a sua própria identidade elaborando a sua bandeira, estabelecendo o seu nome próprio, o grito de guerra para de seguida partirem para uma actividade de interacção grupal. A dinâmica consistia em cada uma das equipas tentar conquistar a bandeira da equipa adversária, tendo para o efeito que estabelecer alianças, definir estratégias e a forma mais eficaz de funcionar em grupo.
De noite foram organizados jogos nocturnos.
No dia seguinte foram organizadas várias dinâmicas de reflexão e expressão. Na parte da manhã foi organizada uma dinâmica de expressão de sentimentos através da percussão e expressão corporal. Na parte da tarde teve lugar uma Oficina de Luta de Varapaus e uma sequência de jogos de interacção grupal aquáticos, numa espécie de “Jogos sem Fronteiras”, onde o trabalho de equipa, solidariedade e cooperação entre os participantes foi posto à prova.
Á noite realizou-se a dinâmica “Assalto ao Castelo”. As actividades deste primeiro encontro terminaram no dia seguinte com a avaliação das actividades por parte do grupo.
Depois desta primeira etapa e com os jovens de volta aos grupos, entre os dias 25 e 29 de Agosto tiveram lugar no seio dos grupos informais da PASEC de Famalicão 4 sessões de reflexão com decisores políticos e institucionais locais de modo a estabelecer pontes entre aqueles que eram os principais planos de acção locais dos grupos e o suporte que as instituições e organismos públicos lhes podiam dar. Todas as sessões de trabalho terminaram no dia 3 de Setembro, em Briteiros, Guimarães com uma reunião com alguns dos participantes com a avaliação de todo o trabalho realizado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASEC EM MISSÃO CULTURAL NA NORUEGA

  Teve lugar entre os dias 30 de maio e 9 de junho o Origins 2023, projeto internacional cultural desenvolvido pela PASEC que visa conhecer, partilhar e ajudar a preservar Territórios Património da Humanidade.   Este ano o Origins teve lugar na zona da Escandinávia, na Noruega. Teve como pano de fundo a preservação e partilha de conhecimento da zona dos Fiordes noruegueses, braços de mar que recortam toda a costa norueguesa e ajudam a preservar dezenas de paisagens e territórios Património da Humanidade. Ao mesmo tempo pretendia reconstituir a vida do compositor norueguês Edvard Grieg, revisitar as obras dos grandes exploradores noruegueses Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, que permitiram as primeiras expedições ao Polo Norte e Polo Sul, e conhecer a vida de Alfred Nobel, criador dos Prémios Nobel.   Os primeiros dias foram nas zonas de Lillehamer e Lago Mjosa, onde tiveram lugar os Jogos Olimpicos de Inverno de 1994.   Depois a missão evoluiu para os Fiordes de Geiranger,

FAMALICÃO ADN JÁ CHEGOU A MAIS DE 1500 PESSOAS

  Promovido pela PASEC e Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 o projeto Famalicão ADN já chegou a mais de 1500 pessoas com os vários espetáculos de cocriação artística que levou à cena. O último foi no passado dia 24 de maio no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, perante mais de 150 pessoas, com a peça “Persona”. Mais de 50 as crianças e jovens estiveram em palco num espetáculo imersivo de dança, teatro, música e artes visuais que trouxe de volta à realidade Camilo Castelo Branco, Soledade Malvar, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado e a Rainha Dona Maria 2 nos dias de hoje. Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes e foi apoiado pelo projeto Programar em Rede do Município de Famalicão. O projeto Famalicão ADN tem como premissa levar os participantes, numa perspetiva intergeracional, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão nos dias de hoje através de um espetáculo interativo com as populações locais. Os participantes

JOVENS EUROPEUS DISCUTEM AS NOVAS LINGUAGENS DA INTERCULTURALIDADE

  Foram cerca de quatro dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar através da educação não formal as novas linguagens da Interculturalidade em mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC. Este projeto de mobilidade teve como nome Survival Camp International.   Durante estes dias, estes jovens líderes europeus puderam treinar as suas competências sociais, emocionais e interculturais entre o Gerês e Famalicão.   Eram objetivos deste projeto de mobilidade promover a participação juvenil e o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.   Outra das prioridades foi promover atividades que dessem voz a grupos de jovens de risco em contextos de labor