Pular para o conteúdo principal

PASEC apresenta Projecto “Nova Formula 2”




A PASEC em parceria com a Câmara Municipal de Famalicão, Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude e instituições parceiras realizou na passada Sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, a Sessão de Apresentação dos resultados do “Projecto Nova Formula” e lançamento do “Projecto Nova Formula 2” na Casa Municipal da Juventude, em Brufe, Famalicão pelas 15 horas.
Estiveram presentes na sessão o Sr. Director da Agência Nacional do Programa Juventude, Dr. Pompeu Martins, o Director Regional do Instituto Português da Juventude, Dr. Vítor Dias e o Sr. Vereador para a Juventude da CM VN Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira.
Durante a Sessão foi ainda apresentado o Documentário “Protagonismos”, película de 30 minutos que retrata todo o caminho levado a cabo pelos jovens envolvidos no projecto Nova Formula 1.
Na sessão foram apresentados os resultados do Projecto «Nova Fórmula», que assentaram sobretudo na criação da 1ª Rede Nacional de Grupos Informais, estrutura que privilegiou os grupos operantes em bairros sociais e zonas rurais desfavorecidas.
Com base no tema «Experiências Interculturais», tendo como parceiros internacionais organizações da Itália e Espanha, o NF1 teve como objectivos promover o protagonismo juvenil numa perpsectiva intercultural potenciando os grupos em situação de risco com quem operamos através de uma metodologia própria da Pedagogia Participativa.
Foram realizados Worshop’s, Fóruns, Semanas de Formação, lançada a obra “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, começados mais de 10 novos grupos, atingindo mais de 300 crianças e jovens e mais de 100 animadores directos e 2000 indirectos (através do livro “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”).
Na apresentação do projecto Nova Formula 2 foi referido que este assentará na criação da Rede Europeia de Grupos Informais (com Itália, Espanha e Polónia). Partindo dos mesmos pergaminhos do Nova Formula 1, a principal iniciativa do projecto passará pela criação dos Democracy Action Labs (Laboratórios de práticas pedagógicas voltadas para a Educação para a Cidadania) que atingirão mais de 1000 jovens e mais de 400 crianças.
Durante a sessão o Dr, Vitor Dias, Director do IPJ, referiu o trabalho pioneiro e empreendedor da PASEC, não só pelo trabalho feito em contexto europeu, mas sobretudo pelo testemunho de criatividade que vem demonstrando na sua acção. Por seu lado do Dr. Pompeu Martins reforçou a importância destes projectos e relembrou que a PASEC havia sido considerada o exemplo de boas práticas neste tipo de iniciativas pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção no ano de 2008. O Vereador para a Juventude do Município de Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira, referiu a coragem assumida pela PASEC neste tipo de desafios e, sobretudo, a responsabilidade demonstrada ao prestar contas perante a comunidade e comunicação social pelos resultados obtidos.
A sessão terminou com o lançamento europeu do documentário “Protagonismos”, seguir-se-á Itália. Estiveram presentes na sessão 8 grupos informais da PASEC.

Comentários

Anônimo disse…
A caminhada dos Cavaleiros e futuros consquitadores deste título continua.

Mãos à obra, como se costuma dizer.

Bet@, Cavaleira Furão

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Internacional Juvenil 2024.25 mobilizou mais de 2700 crianças e jovens

  Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal. A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença. A segunda etapa que teve lugar na ilha ...

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

Geo Camp 2024 centrado no tema "Pensar real, agir local, ser global”

  O Geo International Camp 2024 contou com a participação de dezenas de jovens na reflexão e desenho de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal nos Alpes Italianos. Este campo de trabalho internacional, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas enquanto cidadãos do mundo.  Foi dado destaque às questões da Participação Juvenil, Educação Ambiental, Desenvolvimento Local, Inclusão, Inovação e Associativismo Juvenil. O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as ...