Pular para o conteúdo principal

GEO 2023 INTERPELA JOVENS A REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

O Geo International Camp 2023 envolveu dezenas de jovens na discussão e proposta de projetos promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local. Foram semanas de trabalho centradas em projetos de investigação-ação e educação não formal.

 

Esta atividade, incluída no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiada pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como prioridades desenhar e pensar projetos e ações que promovam mais que a participação juvenil, o protagonismo juvenil com base na premissa “Jovens que participam e decidem”. Ou seja, jovens que desenvolvem projetos concretos, com resultados mensuráveis e que assumem a responsabilidade pelos seus sucessos e derrotas. Em particular foi dado destaque às questões da Democracia participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.

 

O tema de partida foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo. Este tema permitiu o desenho de um programa de educação não formal centrado na capacitação dos jovens para Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ambiental. Na base da proposta de trabalho estiveram os princípios integradoras da Educação para a Cidadania Global e a carta dos Direitos Humanos da ONU.

 

Com base em São Pedro do Sul, distrito de Viseu, nas primeiras semanas de agosto, a atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo.

 

A atividade foi promovida pela PASEC e parceiros internacionais. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass.

 

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu formar “jovens líderes capazes de liderar, local e nacionalmente, ações que possibilitem o combate às alterações climáticas, uma mais saudável relação com a natureza e a construção de um futuro mais sustentável”.

 

Nos dias de trabalho os participantes estiveram divididos por grupos de trabalho cooperativo geridos cada um por um formador experiente designado como “Mestre”. Cada dia correspondia a um desafio diferente, com várias perguntas de partida e tarefas associadas. Por cada desafio que o grupo era capaz de superar passavam ao nível seguinte. As competências que se pretendiam capacitar eram a liderança grupal, a tomada de decisão, comunicação assertiva, a gestão de conflitos, a análise de necessidades, a capacidade de dar corpo a uma ideia e a noção de projeto de vida.

 

Alguns dos jovens participantes eram jovens com necessidades especiais. Esta ação de mobilidade pretendeu ser promotora do protagonismo do jovem com necessidades especiais em articulação com os outros jovens em contextos de laboratório social que facilitassem a sua interação, capacitação e inclusão plena.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Internacional Juvenil 2024.25 mobilizou mais de 2700 crianças e jovens

  Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal. A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença. A segunda etapa que teve lugar na ilha ...

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

PASEC Habitat considerada projeto inspirador do CES da União Europeia

Pelo 10º ano consecutivo a PASEC vê reconhecida pelos programas europeus a excelência do seu trabalho no âmbito da educação não formal, voluntariado e cidadania. Desta vez, o projeto Proximidades Habitat da PASEC foi considerado projeto inspirador do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Foi no Convento do Beato, em Lisboa, numa cerimónia evocativa do Dia Internacional do Voluntariado, que a PASEC recebeu das mãos do Diretor da Agência Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Luís Alves, o galardão. Esteve ainda presente Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro. O momento esteve integrado no evento AGORA EU, organizado pela Agência Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. Esta Cerimónia de Entrega de Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade são um reconhecimento público às organizações beneficiárias do programa Corpo Europeu de Solidariedade. Marcaram ainda presença: pela Fundação Calouste Gulbenkian...