Pular para o conteúdo principal

Resultados do Campo NF2 em Itália




No âmbito do projecto Nova Fórmula 2, entre 1 e 8 de Agosto, a PASEC organizou em Itália, Gorla Maggiore, o Campo de Formação “O papel dos jovens na história da União Europeia – As novas formas de Participação Cidadã Juvenil”.
Com mais de 30 jovens de Portugal, Itália e Polónia envolvidos, este encontro foi realizado em contexto real, no seio de bairros sociais e comunidades desfavorecidas da região de Varese (cada dia em locais diferentes, à excepção dos últimos dias) de modo a dar a conhecer a realidade juvenil transalpina no terreno, tentando levar as iniciativas ao maior número de jovens possível, integrando as comunidades locais.
No primeiro dia realizamos uma simulação de Parlamento Juvenil com a realização da primeira reunião de equipa. Abordamos os objectivos deste Encontro, introduzimos as temáticas de fundo do mesmo e culminamos o dia com uma dinâmica de Simbologia Grupal.
No segundo dia foram apresentados os principais planos de acção local realizados em Itália pelas Associações Spazio Zero e TOTEM, na Polónia pela EGEA Polónia e 7 planos de acção local portugueses.
Na parte da tarde, depois de visitas temáticas, as delegações foram recebidas no Município de Gorla Maggiore por vários Presidentes de Câmara da região de Varese onde foram apresentadas algumas curtas-metragens realizadas pelos grupos das organizações presentes.
Nos dias seguintes foi organizado um Raide Cultural a várias freguesias rurais em bicicleta que culminou com uma sessão com alguns Presidentes de Junta Locais. Foi realizada uma visita a Milão, ao Lago de Monate, uma Festa Étnica nas margens do Rio Ticino e uma Festa Final aberta a toda a comunidade de Gorla com a presença de mais de 100 pessoas.
Os últimos dias do Encontro foram também dedicados à implementação da Rede Europeia de Grupos Informais. Foram realizadas mesas redondas, Ateliers e Workshop’s temáticos ligados às temáticas do Encontro e tendo por base as experiências já realizadas nos grupos que integram o projecto (apelidados de DAL – Democracy Action Labs). Foi dada prioridade, neste encontro europeu, à participação dos jovens em situação de risco.
Durante a avaliação das actividades foi focado por Stefano Bottelli, Presidente da TOTEM de Itália, que “os objectivos inicialmente traçados foram completamente ultrapassados. Foi algo de espectacular, único e emocionalmente difícil de avaliar. O que mais me impressionou foi a naturalidade com que um grupo de 30 pessoas completamente diferentes, de realidades tão distintas, e algumas sem falar inglês, foi capaz de trabalhar com tanta profundidade e cumplicidade”. Em concordância com esta reflexão, o Presidente da PASEC, Abraão Costa, reforçou que “tudo o que vivemos só reforça a nossa responsabilidade para o futuro”.

Comentários

Anônimo disse…
uma sincera vontade de voltar!

Grande oportunidade
Alberto

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Internacional Juvenil 2024.25 mobilizou mais de 2700 crianças e jovens

  Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global” tiveram lugar, entre os dias 18 e 23 de dezembro 2024 e de 26 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, as várias etapas da Assembleia Internacional Juvenil 2024.25. A mais importante foi a etapa final que juntou na Madeira cerca de 40 jovens delegados de Espanha, Itália e Portugal. A primeira etapa, que durou cinco dias, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã (também denominados de campos de coesão grupal) em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. E um segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, em que os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença. A segunda etapa que teve lugar na ilha ...

Survival 2024 reflete as novas formas de Cidadania Global com Decisores Políticos

  Survival International Camp Camp 2024 envolveu dezenas de jovens de Portugal e países terceiros a estudar, refletir e perceber as novas formas de Cidadania Global, nomeadamente as que têm haver com as novas realidades das migrações em massa, guerra e alterações climáticas.  Dividido em duas etapas, uma no Gerês e outra em Viana do Castelo, esta atividade de caráter internacional pretendeu dotar os jovens líderes envolvidos de novas abordagens de envolvimento social com base na Cidadania Global. Foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de participação à distância e através de meios digitais e sobre novas respostas de combate às alterações climáticas com base no ativismo juvenil. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a vida dos jovens em países em guerra. Por fim, tiveram também lugar teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal, “roleplaying”, e trabalho cooperativo.  A atividade foi promovida pela PASEC e parceiro...

PASEC Habitat considerada projeto inspirador do CES da União Europeia

Pelo 10º ano consecutivo a PASEC vê reconhecida pelos programas europeus a excelência do seu trabalho no âmbito da educação não formal, voluntariado e cidadania. Desta vez, o projeto Proximidades Habitat da PASEC foi considerado projeto inspirador do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Foi no Convento do Beato, em Lisboa, numa cerimónia evocativa do Dia Internacional do Voluntariado, que a PASEC recebeu das mãos do Diretor da Agência Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Luís Alves, o galardão. Esteve ainda presente Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro. O momento esteve integrado no evento AGORA EU, organizado pela Agência Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. Esta Cerimónia de Entrega de Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade são um reconhecimento público às organizações beneficiárias do programa Corpo Europeu de Solidariedade. Marcaram ainda presença: pela Fundação Calouste Gulbenkian...